Colação de grau
Seg, 28 de Março de 2011 11:28

Campus Muzambinho realiza formatura de 270 alunos dos cursos técnicos

97

Mais 270 profissionais da área técnica foram diplomados pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, na noite de sábado, 26 de março. Realizada no ginásio poliesportivo, a cerimônia de colação de grau foi marcada pelo reencontro dos formandos, que finalizaram as aulas em dezembro, e pela satisfação em concluir mais uma etapa de estudos. “É uma vitória conseguir chegar aonde nós chegamos, conseguir um diploma e, mais do que isso, viver toda essa experiência”, afirmou a técnica em informática, Raquel Luísa Lopes Goulart. “A gente se sente realizado porque foram três anos de muito aperto e o mais difícil é ficar longe da família, dá uma saudade, mas hoje vi que valeu a pena”, completou o técnico em agropecuária, Arthur Magri Pereira Ramos.

Ex-alunos do ensino médio regular, Raquel e Arthur partem agora para novos desafios no ensino superior. Raquel já está na faculdade de medicina veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), enquanto Arthur buscará uma vaga no curso de Agronomia. Os dois estudantes integraram um grupo de formandos no qual a diversidade de perfis foi uma das características que marcaram a trajetória. A técnica em alimentos Teresinha de Almeida Campanelli, de 45 anos, que formou pela turma de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) é um exemplo desses perfis. “Conseguir o diploma é muito legal, muito gratificante”, diz. Para o técnico em informática Bruno Welber Pereira, que possui deficiência visual, a formatura  representa a superação de um desafio. “Quando entrei no curso, entrei com o pensamento de que precisava conseguir isso. Hoje, me sinto realizado.”

13A solenidade que marcou a saída dos estudantes foi iniciada por volta de 18h, com a formação da mesa de honra. Foram convidados o diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, o reitor substituto do IFSULDEMINAS, Renato Ferreira de Oliveira, os pró-reitores de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, e de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Marcelo Bregagnoli, a diretora de Desenvolvimento Educacional, Valéria de Resende Pereira, o diretor de Administração e Planejamento, Antônio Carlos Guida, e todos os paraninfos e patronos das turmas de formandos. Servidores, professores que deram nome às turmas e funcionários homenageados compuseram a tribuna de honra.

Os formandos foram recebidos de pé pelas autoridades e pelo público presente. Após instalados os trabalhos, o hino nacional foi executado. Em seguida, o juramento foi feito pela formanda do Técnico em Segurança do Trabalho, Flamínia Esteves Tomás. De pé e com o braço direito estendido em direção aos formandos, o diretor-geral Luiz Carlos concedeu o título de Técnico em Agropecuária, Agroindústria, Informática, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Alimentos, Edificações e Especialização em Linguagem Java. Os paraninfos e patronos de cada uma das turmas foram, então, convidados a realizar a entrega dos diplomas.

54Como oradora das turmas, a técnica em Informática Juliana Paula de Lima falou sobre o caminho construído dentro do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, agradecendo às pessoas que participaram da formação, como os pais, os mestres, os amigos e os servidores do campus. Juliana destacou também o aprendizado acadêmico e para a vida adquirido no Instituto. “Aprendemos a ter responsabilidade com nossas palavras, nossas atitudes e com toda a nossa vida. Responsabilidade, ao contrário dos que muitos dizem, é liberdade. Liberdade de escolher os nossos caminhos”, declarou.

O discurso da oradora foi seguido pelas palavras da professora Mara Regina Goulart Campedelli, paraninfa da turma do curso Técnico em Enfermagem, que representou os paraninfos de todos os formandos. O desejo de sucesso e felicidades também foi passado pelo reitor substituto Renato Oliveira e pelo diretor-geral do Campus Muzambinho. Em seu discurso, Luiz Carlos agradeceu aos formandos por ajudarem a construir a instituição e torná-la mais forte. “Peço para cada um de vocês que, no lugar em que estiverem atuando, cumpram o papel de transformadores da sociedade, fazendo-a mais justa e perfeita. Agora, vocês passam a fazer parte desta turma que tem essa responsabilidade.”

A solenidade teve continuidade com a homenagem prestada a professores e técnico-administrativos que contribuíram de forma especial para a formação dos alunos. Antes do encerramento, a palavra também foi concedida ao coordenador da seção de orientação pedagógica, Clésio Pedrosa, que parabenizou os formandos. Uma chuva de prata marcou o final da cerimônia. Confira a galeria de imagens: