Banca de mestrado
Qui, 07 de Abril de 2016 08:44

Professor de Muzambinho participa de banca do programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da UFLA.

Foram realizadas, nos dias 20, 26 e 29 de fevereiro, as bancas de Mestrado dos programas de Pós-Graduação em Engenharia Florestal e Botânica Aplicada da Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Na ocasião, professores de diversas universidades foram convidados a avaliarem os trabalhos apresentados pelos docentes dos programas.Dentre os doutores convidados, marcou presença o Dr. Paulo Oswaldo Garcia, integrante do corpo docente do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

As apresentações ocorreram no anfiteatro do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras e contaram com a presença de demais professores doutores como Ary Teixeira de Oliveira Filho da Universidade Federal de Minas Gerais, Marco Aurélio Leite Fontes, Rubens Manoel dos Santos, Warley Augusto Caldas Carvalho e Jean Daniel Morel da Universidade Federal de Lavras.

As dissertações apresentadas nas bancas de Engenharia Florestal são de autoria dos mestrandos, Matheus Santos Luz e Tainá Mamede Cirne Silva, enquanto a dissertação do programa de Botânica Aplicada é de autoria de Eder Marcos da Silva.

Segundo o professor Paulo Oswaldo Garcia, os trabalhos contribuíram significativamente para o preenchimento de lacunas científicas, o que embasará futuras decisões ligadas ao manejo e conservação dos recursos naturais.

“As dissertações defendidas que se relacionam ao tema de Ecologia Florestal buscaram elucidar questões voltadas para alterações a longo prazo das comunidades arbóreas tropicais e, também, os atributos edáficos e climáticos que podem influenciar a distribuição geográfica de espécies arbóreas”.

Resumindo um pouco sobre cada dissertação o Professor ainda citou que: “a mestranda Tainá apresentou o trabalho intitulado “Estrutura e dinâmica de comunidades arbóreas, sob efeito de distúrbios em hotspots”, cujo enfoque foi a caracterização das mudanças quanto ao número de indivíduos, biomassa e composição de espécies em uma comunidade arbórea que no passado foi submetida à mineração. Em outro trabalho envolvendo Pesquisas de Longa Duração (PELD), o discente Eder Marcos apresentou a dissertação intitulada “Mudanças temporais associadas ao espectro de dispersão e a guildas de regeneração em uma comunidade arbórea de Mata Atlântica”. Essa pesquisa foi conduzida no município de Coqueiral, sul de Minas Gerais, havendo monitoramento da comunidade arbórea desde o ano 2002. Já o mestrando Matheus Luz apresentou o trabalho intitulado “Padrões espaciais de diversidade de Leguminosas (Fabaceae) e seus determinantes climáticos”, o qual objetivou diagnosticar padrões de distribuição geográfica de espécies da família das Leguminosas no estado de Minas Gerais, associando tais ocorrências às variações climáticas”.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: Docentes