1ª formatura de Passos
Ter, 17 de Abril de 2012 08:29

IFSULDEMINAS realiza a primeira formatura do campus Passos

05O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizou, na noite do dia 13 de abril, a primeira formatura do campus Passos. Presidida pelo reitor Sérgio Pedini, a cerimônia aconteceu na sede da Câmara Municipal e reuniu cerca de 45 formandos. Colaram grau as primeiras turmas dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Enfermagem.

Foram convidados para compor a mesa de honra o diretor geral pro tempore do campus Passos, professor Juvêncio Geraldo de Moura; o prefeito municipal, José Hernani da Silveira; o pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa; a coordenadora geral de Recursos Humanos do Campus Muzambinho, Maria Inês Oliveira da Silva, que representou o diretor Luiz Carlos Machado Rodrigues; a secretária de Educação, Rosa Maria Cardoso Beraldo; e os professores escolhidos para serem paraninfos e patronos dos formandos.

Depois de instalados os trabalhos, a solenidade teve continuidade com o juramento, prestado pela técnica em enfermagem Regiane Mendes Costa. O grau foi concedido pelo reitor e pelos professores presentes. Os formandos do Técnico em Informática receberam o diploma das mãos do paraninfo Joel Rossi e do patrono Juvêncio Moura. Já as professoras Olívia Lopes e Kely Cristina Pereira fizeram a entrega para os técnicos em enfermagem.

Orador da turma de Informática, Hernani Henrique de Oliveira Souza recapitulou a trajetória do grupo, lembrando bons momentos vividos durante o curso. Em seu discurso, o paraninfo José Rossi citou atividades realizadas com os alunos, como a visita técnica ao Campus Muzambinho, e falou sobre o intenso convívio com os estudantes, já que ele foi responsável por ministrar diversas disciplinas. “Ressalto o quanto vocês foram importantes para a instituição, pela luta, perseverança e, principalmente, pela superação de todas as dificuldades de uma primeira turma”, declarou.

A formanda Célia Maria Pires da Silva foi escolhida como oradora da turma de Enfermagem e pôde destacar as características da profissão que seus colegas passam a exercer a partir de agora. “Não poupemos esforços para ver nossa tarefa realizada com eficiência e responsabilidade”, afirmou. A palavra foi concedida também à professora e paraninfa Olívia Lopes, que enfatizou a importância do profissional de saúde e como ele deve estar atento às relações cotidianas para desempenhar bem sua função na sociedade.

“É uma alegria participar desta primeira formatura do Instituto Federal, que foi uma conquista muito grande para o nosso município”. Com essas palavras, o prefeito de Passos, José Silveira, iniciou seu pronunciamento, no qual destacou o empenho do reitor Sérgio Pedini e da secretária de Educação, Rosa Beraldo, para tornar possível a implantação do campus. O IFSULDEMINAS recebeu uma área de 10 mil metros quadrados para a construção de um centro esportivo. Além disso, uma antiga escola pública, no bairro Penha II, foi totalmente reformada para receber os alunos. “Tenho certeza que, dentro de pouco tempo, Passos será conhecida em todo o estado de Minas pela qualidade de seu Instituto Federal”, finalizou.

16Para o diretor pro tempore, Juvêncio Moura, a formatura é uma “data histórica” para o IFSULDEMINAS. Ele lembrou que o IF se instalou no município primeiro como polo de rede do campus Muzambinho, depois como campus avançado e, finalmente, como campus Passos. “Hoje possuímos recursos próprios do Governo Federal e contamos com uma equipe de 49 pessoas trabalhando a fim de garantir a qualidade profissional o ensino de qualidade”, destacou. Juvêncio agradeceu também o diretor Luiz Carlos Machado Rodrigues e a professora Rosângela Rodrigues, coordenadora dos polos de rede, por terem acreditado na implantação de cursos em Passos.

A sequência de discursos foi finalizada pelo reitor Sérgio Pedini. “A formatura coroa todo o nosso trabalho e essa tem um significado especial. A palavra ‘acreditar’ traduz o que vivemos hoje nesta cerimônia”. Ele citou o empenho do campus Muzambinho, da Prefeitura e das autoridades políticas envolvidas na implantação da unidade em Passos. O reitor falou ainda sobre o crescimento do IFSULDEMINAS na região. Em pouco mais de três anos, a instituição pulou de 3 mil para quase 15 mil alunos nos seis campi e nos polos de educação presencial e a distância.

A parte final da solenidade foi dedicada às homenagens. Receberam placas de agradecimento os professores Joel Rossi, Juvêncio Moura, Eduardo Linares Porto, Paulo César dos Santos, Olívia Lopes, Kely Cristina, Cássia Luperni, Cássio Medeiros e Beatriz Glória; além da técnica Vânia Cristina Silva de Jesus e da coordenadora do polo, Maria Rita da Silveira.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS