Competição Científica
Ter, 07 de Junho de 2011 09:10

Olimpíada Brasileira de Agropecuária está com inscrições abertas

A OBAP é uma competição científica nacional e visa estimular o ingresso de jovens do ensino médio integrado/concomitante e técnico subsequente nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, aplicação de conhecimentos científicos, enfrentamento com situações desafiadoras e cooperação entre os envolvidos na Olimpíada.

Consequentemente, espera-se motivar a participação dos discentes em atividades de iniciação científica, desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Poderão se inscrever na Olimpíada alunos do ensino médio integrado ou concomitante aos cursos: Técnico em Agropecuária; Técnico em Agricultura; Técnico em Agroecologia; Técnico em Zootecnia; Técnico em Agronegócio; Técnico em Alimentos; Técnico em Agroindústria; em caráter especial poderão participar alunos do ensino técnico subsequente dos cursos citados.

As equipes serão compostas por 5 pessoas de uma mesma instituição com participação obrigatória de um professor orientador e 4 alunos. O professor será o representante oficial para efetuar a inscrição e deverá preencher os dados de todos os integrantes da equipe exclusivamente via internet no sítio eletrônico da OBAP (www.ifsuldeminas.edu.br/~obap) .

Inscrições de 06/06 a 01/07/2011 (prorrogadas até 06/07/2011).

Sobre a OBAP:

Estimular o ingresso de jovens do ensino técnico nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, este é um dos principais objetivos da primeira Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

O projeto, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem o apoio dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, será realizado no segundo semestre, em parceria com o setor de agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

A OBAP contará com aproximadamente 200 equipes, cada uma composta por quatro alunos e um orientador. O projeto é dirigido a estudantes de ensino técnico de nível médio nas modalidade integrado e concomitante da área de agropecuária. A competição terá quatro etapas. As três primeiras virtuais, com avaliações de múltipla escolha, destinadas a avaliar o conhecimento nas áreas de agricultura e zootecnia.

Na quarta etapa, presencial, as 50 melhores equipes terão de apresentar uma inovação tecnológica em agropecuária, referente ao tema proposto para a olimpíada. Para esta última fase, as melhores equipes de cada uma das regiões do país e as cinco que obtiverem melhor pontuação geral nas três fases terão a viagem custeada para realização das provas no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. As etapas serão realizadas entre agosto e outubro de 2011.

Ao final da competição, as 15 melhores equipes receberão medalhas. A vencedora poderá ainda participar da International Earth Science Olympiad (Ieso), competição anual de ciências da terra, que será realizada no próximo ano, no Japão.

As inscrições estão abertas até 1º de julho. INSCREVA-SE AQUI.