Semana da Enfermagem
Sex, 15 de Abril de 2011 10:00

Campus Muzambinho realiza IX Semana da Enfermagem

Semana_da_Enfermagem_OK

Entre os dias 10 e 13 de maio, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realizará a IX Semana da Enfermagem, com o objetivo de levar serviços de saúde à comunidade e discutir o tema “Qualidade de Vida a quem gera Vida”. Nesta edição, foi planejada uma programação especial para atender aos interesses de alunos, professores e profissionais da área. As atividades começam na manhã do dia 10, mas a abertura oficial será às 19h, no Auditório I do Prédio Pedagógico (H). Na solenidade, haverá apresentação do grupo de teatro do Instituto, que encenará “Violência doméstica à mulher”, e sorteio de brindes.

Antes disso, durante o dia, alunos do curso Técnico em Enfermagem, orientados por professores, estarão em uma tenda, na Avenida Doutor Américo Luz, no Centro de Muzambinho, prestando serviços, como teste de glicemia. Os estudantes darão orientações à comunidade sobre saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e planejamento familiar. Nesse dia, as mulheres interessadas em realizar exame de mamografia deverão solicitar senha para fazer o procedimento gratuitamente, na sexta-feira, 13, no Ambulatório Dona Itália Franco.

No dia 11, alunos e professores estarão na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida para falar sobre planejamento familiar. À noite, no Auditório I do Campus Muzambinho, o médico Clenilton Bassoto de Andrade ministra palestra sobre “Métodos Modernos de Contracepção”. Em seguida, ocorre a palestra da enfermeira Sandra Dini, com o tema “As Atribuições da Enfermagem no Auxílio aos Exames de Colposcopia e Cauterização”.

Na quinta-feira, 12, durante a manhã e a tarde, será realizado o mutirão para o exame Papanicolau. De acordo com a integrante da comissão organizadora, Adélia Ribeiro Paulino, por meio de uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal, uma equipe de professoras enfermeiras e profissionais do Programa Saúde da Família estarão no Ambulatório Dona Itália Franco prestando o atendimento. As pessoas que solicitaram senha na terça-feira poderão fazer o exame de mamografia no dia 13.

A programação segue à noite, a partir de 19h. No auditório I, serão ministradas as palestras “A Fisioterapia no preparo para o Parto Normal e na Incontinência Urinária” e “Dieta Adequada no período da menopausa e climatério” pela fisioterapeuta Márcia Carnevalli e pela nutricionista Débora Vasconcelos, respectivamente. Encerrando a semana, no dia 13, a enfermeira Sônia Tereza Ângelo falará sobre “Vacina contra HPV”, às 19h. Em seguida, será feita a avaliação do evento, um sorteio de brindes e a exibição de imagens das atividades realizadas.

Segundo Adélia Paulino, a expectativa é reunir cerca de 250 participantes e prestar aproximadamente 50 atendimentos por dia à comunidade. O evento é destinado aos alunos do Técnico em Enfermagem a da Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho.

Além de promover atividades acadêmicas e projetos com a comunidade, a Semana da Enfermagem comemora o Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio. A data foi instituída em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek e coincide com o nascimento de Florence Nightingale, enfermeira inglesa precursora da enfermagem moderna, e a morte de Ana Neri, a primeira enfermeira brasileira voluntária de guerra.