Login



Floricultura e Paisagismo
Seg, 25 de Maio de 2015 01:02

1° Simpósio de Floricultura e Paisagismo Sustentável trata de temas como produção de orquídeas e rosas.

Foi realizado no dia 20 de maio o 1° Simpósio de Floricultura e Paisagismo Sustentável, paralelamente ao XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas.

Organizado pelo Coordenador do Laboratório de Jardinagem e Paisagismo, Juliano Francisco Rangel, e pela professora Ariana Vieira Silva, o Simpósio abordou temas como Paisagismo e Gentileza Urbana, ministrado pelo palestrante Gabriel Bertozzi (Floraparadiso); Sustentabilidade, Mitos e Verdades no cultivo de Orquídeas, por José René Rocha, autor do livro ABC do Orquidófilo; Produção de rosas, por Gianfranco Tomazine Boscatti (Floraminas); e a Relação Homem-natureza, de acordo com a filosofia Zen Budista e Feng Shui por Carlos Gomes Filho (Organic Landscaping).

Segundo Juliano F. Rangel, a escolha da programação do Simpósio se deu em razão da necessidade de se debater aspectos indispensáveis como arborização urbana, alguns mitos e verdades sobre o cultivo de orquídeas e rosas, além de alertar as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados com a utilização de plantas medicinais que podem curar ou reagir de forma tóxica em casos de ingestão inadequada.

A professora Ariana V. Silva ainda destacou que a temática do evento foi determinada de forma abrangente para que o público visse diferentes aspectos da Floricultura e Paisagismo e, portanto, coube aos minicursos o papel de apresentar características mais específicas do plantio, manutenção e da jardinagem em vasos e floreiras e do eco design de produção de flores artesanais. Ainda segundo a professora, um dos objetivos do simpósio foi demonstrar que, apesar de muitas vezes o conceito de sustentabilidade esteja aliado aos alimentos, cabe também as plantas paisagísticas e as flores de corte essa vertente sustentável.

TEXTO E FOTOS: Tatiana de Carvalho Duarte

Confira as fotos: