Encontec 2015
Seg, 13 de Abril de 2015 16:06

Quinta edição do Encontec reúne mais de 170 pessoas no Câmpus Muzambinho. Maioria era produtor rural.

Fotos Ariana Vieira 4No último sábado, 11 de abril, aconteceu a quinta edição do Encontro Tecnológico do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. O Encontec 2015 reuniu cerca de 170 pessoas, entre estudantes e produtores da região. Com cerca de 100 produtores rurais, foi uma das edições que mais recebeu produtores rurais no Câmpus Muzambinho.

"Nós buscamos ampliar o evento e torná-lo cada mais completo para o produtor rural. Ao tentar agregar mais conhecimento ao Dia de Campo, oferecemos também uma feira de máquinas e promovemos a apresentação de trabalhos de cursos do Câmpus da área da saúde aplicados à realidade dos participantes do Encontro", comentou Rodrigo Moreira Albano da Silva (foto), Presidente da AGRIFORT Jr, uma das realizadoras do Encontec.

Fotos Ariana Vieira 48Uma das inovações do Encontec 2015 foi a Feira Tecnológica que, na parte da tarde, apresentou diversos maquinários agrícolas no estacionamento em frente ao Prédio Administrativo e também ofereceu serviços de Saúde realizados por estudantes do Câmpus. Os participantes da Feira tiveram a oportunidade de realizar alguns exames rápidos e também receber algumas orientações:

• Com estudantes do curso de Educação Física, realizaram um teste de flexibilidade e receberam análise de composição corporal emitida por uma balança de Bioimpedância;
  • Com os estudantes do curso técnico em Enfermagem, puderam aferir a pressão arterial;
  • Com os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho, receberam instruções e orientações sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual nos trabalhos rurais.

Durante a manhã, o tradicional Dia de Campo discutiu os seguintes temas: Mecanização, Cafeicultura, Culturas Anuais, Adubação e Calagem. Para esse debate, foram montadas tendas em três pontos do Câmpus: Agropecuária 2, Fruticultura e no estacionamento do Prédio Administrativo. Em cada um desses locais foram apresentados alguns trabalhos e debates sobre as produções de Milho (produção convencional e transgênica para pamonha, silagem e grão), Chia (produção e consumo), Soja e também sobre a utilização de diversos maquinários agrícolas na Cafeicultura.

Tanto para essa demonstração de maquinários, quanto para a Feira Tecnológica, o Encontec 2015 contou com a participação de algumas empresas que foram parceiras na realização do evento: BCA tratores, Bertanha, Geagro Empresas e JC - Triciclos Agrícolas. O Encontec 2015 foi organizado pela empresa júnior do curso de Engenharia Agronômica, AGRIFORT Jr, e também pelo Grupo de Estudos em Agropecuária (GEAgro), orientado pela professora Ariana Vieira Silva, e formado por estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e técnico em Agropecuária.

Fotos Robertto Cavalcanti e Talita Carvalho 19No início do evento, houve sorteio de diversos brindes aos participantes do Encontro. Com essa iniciativa, foram sorteadas também cinco análises de solos que serão feitas gratuitamente pela AGRIFORT Jr aos produtores sorteados. Essa primeira cerimônia aconteceu no Refeitório do Câmpus e foi conduzida pelo Coordenador do SIEC, Carlos Esaú dos Santos.

O evento contou com a presença do Reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli e da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Câmpus Muzambinho, profª. Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, do Coordenador Geral de Assistência ao Educando, prof. Evane da Silva, do Coordenador do ELITT-Muzambinho, prof. Gustavo Rabelo Botrel Miranda, e do Coordenador Geral do NIPE do Câmpus Muzambinho, prof. Felipe Campos Figueiredo.

Além de professores e estudantes do Câmpus Muzambinho, os estudantes da empresa júnior do Câmpus Machado, Agrovantec, também participaram desta edição do evento.

O Encontec é realizado anualmente no Câmpus Muzambinho como forma de promover as trocas de informações entre produtores rurais, empresas do ramo e estudantes da área. A partir dos tradicionais Dias de Campo, o encontro é estrategicamente preparado de acordo com o calendário de safras, plantio ou colheita.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: Robertto Cavalcanti, Talita Carvalho e Ariana Vieira Silva