Projeto SOMA 2015
Seg, 02 de Março de 2015 07:56

Evento reúne lideranças de seis associações cafeeiras e pesquisadores da UFLA para firmar parcerias com o SOMA.

Assinatura dos convênios 13Aconteceu no último sábado, 28 de fevereiro, um evento de alinhamento, planejamento das ações e assinatura dos convênios com as associações cafeeiras que serão atendidas pelo SOMA em 2015. O encontro foi dividido em três momentos: durante a manhã, uma reunião entre os professores orientadores do SOMA com os pesquisadores do Centro de Inteligência de Mercados da UFLA; durante a tarde, a assinatura dos convênios e, logo após, uma reunião dos estudantes com os produtores para o planejamento do calendário das ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano.

Com essas parcerias, o Projeto SOMA atenderá mais duas associações de café com núcleos em Muzambinho e Santana da Vargem. Com isso, essa iniciativa vai atingir mais de 400 famílias em três estados diferentes (MG, SP e PR). Os convênios assinados no sábado foram com as seguintes associações:

• ASSPROCAFÉ (Associação dos Produtores de Cafés Especias de Cabo Verde), MG.
  • ACENPP (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do ParanáRegião do Norte Pioneiro do Paraná), PR.
  • AAFAPO (Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade da Pontinha e Região – Fama e Paraguaçu), MG.
  • AABGC (Associação Agropecuária Barra Grande de Caconde), SP.
  • COOPASV (Cooperativa dos Pequenos Agricultores de Santana da Vargem), MG
  • SPRMR (Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho e Região), MG.

Alinhamento-Soma-e-UFLA 4Aconteceu também a assinatura de um termo de intenção para colaboração técnica entre o IFSULDEMINAS e a Universidade Federal de Lavras (UFLA). Além da assistência técnica gratuita que já é oferecida, com essa nova parceria, os produtores terão também o auxílio dos estudantes do Câmpus Muzambinho para otimizar a gestão financeira a partir de um programa (GEA) desenvolvido pelo Centro de Inteligência de Mercados da UFLA.

O evento contou com a participação do Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, que deu boas-vindas e reiterou o apoio da instituição a esse projeto que ajuda centenas de famílias e que também faz diferença no perfil profissional de todos os estudantes que estão envolvidos nesta iniciativa. Além dele, estiveram presentes todas as lideranças das associações conveniadas e dos pesquisadores da UFLA que explicaram como serão colhidas as informações para o relatório sobre a gestão financeira que será gerado a partir da colaboração técnica com o SOMA.

O Projeto SOMA acontece desde 2009 e conta com o trabalho de mais de 40 estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Superior de Tecnologia em Cafeicultura, Ciências Biológicas, Enfermagem e Segurança do Trabalho. Essa iniciativa visa dar assistência técnica para o apoio de uma cafeicultura familiar sustentável e certificada. Para isso, atua em diversas áreas de trabalho, como manejo, cultivo, controle de pragas e doenças, segurança do trabalho, legislação ambiental, concurso de qualidade, saúde e bem estar dos familiares atendidos, dentre vários outros aspectos da extensão rural.

Texto e fotos: Lucas Constantino

Confira as fotos: