| 
		Sex, 12 de Dezembro de 2014 06:44	 | 
Estudantes do curso de Ciência da Computação promovem II Seminário Acadêmico de Metodologia de Pesquisa.
No dia 05 de dezembro, aconteceu o II Seminário Acadêmico da disciplina de Metodologia de Pesquisa realizado por estudantes do 2º período do curso de Ciência da Computação e pela professora Aline Marques Del Valle. O evento também contou com a participação dos professores que compuseram a banca de avaliação: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Heber Rocha Moreira e Maria Célia Ruiz Pereira. 
Os trabalhos apresentados neste Seminário foram desenvolvidos no segundo semestre deste ano a partir de projetos de iniciação à pesquisa. A disciplina fomenta, por meio das linhas de pesquisa, a participação dos alunos frente à iniciação científica. 
Essa iniciativa foi composta de quatro etapas: projeto, execução, artigo e apresentação. Orientados pela professora Aline, os estudantes escolheram um tema na área de informática na educação e escreveram um projeto seguindo as normas estabelecidas pelo NIPE. Além disso, o projeto foi executado e os seus resultados foram expostos num artigo científico que foi escrito seguindo o modelo exigido pela Sociedade Brasileira de Computação. Ao final dessas etapas, os alunos tiveram de apresentar seus trabalhos a uma banca examinadora neste seminário organizado. 
Confira abaixo a relação dos trabalhos apresentados: 
  
| 
 Alunos 
 | 
 Projeto 
 | 
 
| 
 Aline Regina de Oliveira Abner Samuel Pinto Palmeira 
 | 
 Uso de Ferramenta de Apoio às Aulas de Linguagem de Programação no IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho 
 | 
 
| 
 Edson Correia Eduardo Koqui da Silva Gilson Ferreira Miranda 
 | 
 Implantação e Pesquisa dos Impactos nos Processos Escolares Gerados pelos Sistemas Integrados de Gestão Administrativa e Ambiente Virtual de Aprendizado MOODLE em Sistemas de Ensino Público 
 | 
 
| 
 Ricardo J. Negreiros Cristina A. M. Anacleto 
 | 
 O papel do Blog no Desenvolvimento e Compartilhamento de Conteúdo Acadêmico produzido pelos Próprios Alunos 
 | 
 
| 
 Bruno Josué Pereira Izak José da Silva José Leonardo dos Santos Costa 
 | 
 Programar não Tem Idade 
 | 
 
| 
 Josias M. Silva Maykon F. D. Batista Pedro H. Silva 
 | 
 Uso do Jogos de Operações Básicas como Complemento na Disciplina de Matemática no Ensino Fundamental 
 | 
 
| 
 Matheus Carvalho Barbosa Caíque Gomes Pedrozo 
 | 
 Um Catálogo de Jogos Digitais para o Ensino de Química 
 | 
 
| 
 Diego Pereira Penha Kaiqui Lellis Carvalho Costa Wagner Luiz Silva 
 | 
 O Potencial da Aplicação da Computação em Nuvem como Ferramenta Auxiliar na Educação 
 | 
 
| 
 Goimy Rondinelli da Silveira Walter magno Servikov Jr. 
 | 
 De Aluno para Aluno: Um Portal para Integração e Eternização do Conhecimento Escolar 
 | 
 
| 
 Eduardo H. P. Novais Pedro H. G. de Aquino Wellinton L. Maia 
 | 
 Computação Desplugada Aplicada a Alunos do Ensino Básico I 
 | 
 
| 
 Claudio R. S. Alexandre Lucas C. Silva Vinícius A. Cupolillo 
 | 
 Robótica Como Apoio ao Ensino de Programação para Novatos 
 | 
 
| 
 Leonardo Pereira Théo B. Prado Silva Robson Ramos 
 | 
 Desenvolvimento de Aplicativo Off-line como Ferramenta de Ensino sobre Lavoura de Café 
 | 
 
| 
 Abhay Brazão 
 | 
 Ferramentas de autoria de Jogos 
 | 
 
 
Texto: Lucas Constantino 
Confira as fotos: 
  |