II Seminário Acadêmico
Sex, 12 de Dezembro de 2014 06:44

Estudantes do curso de Ciência da Computação promovem II Seminário Acadêmico de Metodologia de Pesquisa.

No dia 05 de dezembro, aconteceu o II Seminário Acadêmico da disciplina de Metodologia de Pesquisa realizado por estudantes do 2º período do curso de Ciência da Computação e pela professora Aline Marques Del Valle. O evento também contou com a participação dos professores que compuseram a banca de avaliação: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Heber Rocha Moreira e Maria Célia Ruiz Pereira.

Os trabalhos apresentados neste Seminário foram desenvolvidos no segundo semestre deste ano a partir de projetos de iniciação à pesquisa. A disciplina fomenta, por meio das linhas de pesquisa, a participação dos alunos frente à iniciação científica.

Essa iniciativa foi composta de quatro etapas: projeto, execução, artigo e apresentação. Orientados pela professora Aline, os estudantes escolheram um tema na área de informática na educação e escreveram um projeto seguindo as normas estabelecidas pelo NIPE. Além disso, o projeto foi executado e os seus resultados foram expostos num artigo científico que foi escrito seguindo o modelo exigido pela Sociedade Brasileira de Computação. Ao final dessas etapas, os alunos tiveram de apresentar seus trabalhos a uma banca examinadora neste seminário organizado.

Confira abaixo a relação dos trabalhos apresentados:

Alunos

Aline Regina de Oliveira
Abner Samuel Pinto Palmeira

Uso de Ferramenta de Apoio às Aulas de Linguagem de Programação no IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho

Edson Correia
Eduardo Koqui da Silva
Gilson Ferreira Miranda

Implantação e Pesquisa dos Impactos nos Processos Escolares Gerados pelos Sistemas Integrados de Gestão Administrativa e Ambiente Virtual de Aprendizado MOODLE em Sistemas de Ensino Público

Ricardo J. Negreiros
Cristina A. M. Anacleto

O papel do Blog no Desenvolvimento e Compartilhamento de Conteúdo Acadêmico produzido pelos Próprios Alunos

Bruno Josué Pereira
Izak José da Silva
José Leonardo dos Santos Costa

Programar não Tem Idade

Josias M. Silva
Maykon F. D. Batista
Pedro H. Silva

Uso do Jogos de Operações Básicas como Complemento na Disciplina de Matemática no Ensino Fundamental

Matheus Carvalho Barbosa
Caíque Gomes Pedrozo

Um Catálogo de Jogos Digitais para o Ensino de Química

Diego Pereira Penha
Kaiqui Lellis Carvalho Costa
Wagner Luiz Silva

O Potencial da Aplicação da Computação em Nuvem como Ferramenta Auxiliar na Educação

Goimy Rondinelli da Silveira
Walter magno Servikov Jr.

De Aluno para Aluno: Um Portal para Integração e Eternização do Conhecimento Escolar

Eduardo H. P. Novais
Pedro H. G. de Aquino
Wellinton L. Maia