1º Simpósio de Hidrologia
Qua, 19 de Novembro de 2014 06:34

Estudantes e professores do Câmpus Muzambinho participam de Simpósio de Hidrologia em Poços de Caldas.

Nos dias 13 e 14 de novembro, aconteceu o 1º Simpósio de Hidrologia, Águas Termais, Minerais e Naturais de Poços de Caldas. Além da participação dos estudantes do curso de Engenharia Agronômica, o evento, que aconteceu no Thermas Antônio Carlos, contou com a presença do Diretor-Geral Luíz Carlos Machado Rodrigues e participação do coral do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

O Simpósio teve diversas visitas técnicas, palestras e minicursos ministrados por renomados profissionais da área incluindo o Reitor do IFSULDEMINAS Dr. Marcelo Bregagnoli, que ministou a palestra "A preservação das Matas Ciliares e sua importância para melhoria da qualidade dos recursos hídricos". O objetivo do encontro consistiu na promoção da educação ambiental e na preservação do recurso hídrico e também no resgate da cultura termalista no município mineiro onde as discussões aconteceram.

“Assim como o congresso nacional de meio ambiente este simpósio tem o objetivo de promover uma consciência ambiental, do uso racional e inteligente destes recursos, uma vez que sem o uso consciente ou de forma oposta aos princípios da sustentabilidade nós não teremos mais condições de usar este recursos, pois nós temos percebido por exemplo pelas questões das mudanças climáticas, pela situação da falta de água e principalmente por estes espaçamentos entre os períodos chuvosos e o aumento da estiagem, então o objetivo principal é resgatar a consciência ambiental dos pesquisadores, da comunidade e principalmente trazer ao público as pesqusias que são feitas nesta temática e quais são os métodos mais eficientes para que consigamos mitigar ou resolver tais questões", destarcou o prof. do Câmpus Muzambinho, Fabrício Santos Ritá, e presidente da Comissão Organizadora do Simpósio.

Além dele, outros três docentes do Câmpus participaram da realização do evento: prof. Claudiomir da Silva dos Santos, profª. Ariana Vieira Silva e prof. Marcelo Morais. O Simpósio contou com a participação de diversas interessados. "É muito importante disseminar a relevância da água e desta propriedade mineral e termal que temos em Poços e que, muitas vezes, não é trabalhada em sala de aula e nem com a população", comentou uma participante da área da educação, Aniele Dias.

Texto e fotos: Robertto Cavalcanti