FICAFÉ 2014
Qui, 06 de Novembro de 2014 08:56

Confira abaixo todas as fotos da participação dos estudantes do Câmpus Muzambinho na Ficafé 2014.

Atualizado em 11 de novembro às 08h36.

Estudantes do Câmpus Muzambinho participam da realização da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná.

Está acontecendo, em Jacarezinho - PR, a sétima edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (FICAFÉ). Entre os dias 05 e 07, cerca de 4 mil pessoas visitarão os estandes do evento. A Feira é o maior fórum de discussão sobre a cafeicultura no estado paranaense e é realizada pela Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP). Dentre os vários apoiadores que organizam a FICAFÉ, o IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho é a única instituição de ensino parceira na organização do evento.

Sala do Produtor - assistência técnica personalizada aos cafeicultoresTrinta estudantes de quatro cursos diferentes do Câmpus Muzambinho viajaram para participar da Feira e todos eles integram o Projeto SOMA. Eles foram divididos em vários grupos de apoio para organização da feira. Para a viagem, foram 16 alunos do curso de Engenharia Agronômica, seis do curso técnico em Segurança do Trabalho, cinco do curso técnico em Enfermagem e três do curso superior de Tecnologia em Cafeicultura. Os discentes foram acompanhados pelos professores José Marcos Angélico de Mendonça e Antônio Carlos Bolonha Júnior.

Além de participarem de toda logística do evento, os estudantes estão desenvolvendo trabalhos específicos em cada área dos seus cursos. "É muito importante trazer o contato direto entre os produtores e os nossos estudantes e estabelecer de fato a extensão rural", explicou o professor José Marcos. Na feira, foi organizado um espaço reservado (Sala do produtor) para que os estudantes do Projeto SOMA pudessem fazer as reuniões de assessoria com os produtores atendidos. "É uma oportunidade de colocar em prática o que vemos em sala de aula e conseguir fazer um atendimento muito mais personalizado e específico para cada produtor", comentou Raquel Vilela da Mata Miranda (foto acima).

Estudantes do Curso Técnico em Enfermagem atendem participantes da FICAFÉ 1Coordenados pelo professor Antônio Carlos Bolonha Júnior, durante todos os dias, os participantes podem aferir pressão arterial e também obter diversas informações com os estudantes do curso técnico em Enfermagem. "Nosso trabalho, no SOMA e na Feira, tem foco no repasse de informações para os produtores que possuem alguma dúvida ou desconhecimento", declarou o estudante do técnico em Enfermagem, Gustavo Evangelista. Além desses trabalhos, ao final da Feira, um relatório sobre as condições técnicas do evento vai ser elaborado pelos estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho para que sejam sugeridas para a próxima edição da FICAFÉ.

Além das palestras, no primeiro dia de evento, foi realizado um curso de provadores de café ministrado ao Grêmio de Mulheres dos núcleos do Norte Pioneiro do Paraná. Durante hoje e amanhã (06 e 07), o curso acontecerá com degustadores dos onze núcleos atendidos pela ACENPP que já receberam vários treinamentos que o Projeto SOMA já desenvolveu. Esse trabalho está sendo feito pelos estudantes do Câmpus Muzambinho, pelo prof. José Marcos, pelos degustadores da Sustainable Harvest, Oscar Gonzales e Sara Morocchi, e pelo degustador da Stupmptown Coffe Roasters, Adam Macclellan.

Curso de Desgustação com Grêmio de Mulheres do Norte Pioneiro do Paraná 25Para o presidente da Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), Paulo José Frasquetti, a realização de um evento com foco principal na qualidade do café só é possível por conta da mudança de visão que o Projeto SOMA proporcionou aos cafeicultores paranaenses. "Antes do Projeto SOMA, nós não tínhamos quase nenhuma assistência técnica. Com a atuação dos estudantes e do conhecimento trazido por eles, houve uma mudança de postura dos produtores que hoje podem e conseguem produzir um café de alta qualidade - algo que antes não era pensado", completou ele.

O Projeto SOMA existe desde 2009 e atualmente envolve o trabalho de mais de 40 estudantes de quatro cursos diferentes que atendem diversos cafeicultores em quatro estados diferentes: Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Em todos os núcleos, a iniciativa visa somar o conhecimento técnico que os alunos possuem com a carência na assistência técnica que os cafeicultores precisam.

A FICAFÉ acontece até amanhã e para conferir a programação completa, acesse:http://www.acenpp.com.br/ficafe/2014/

Texto e Fotos: Lucas Constantino

Todos os estudantes SOMA na Ficafé

Confira as fotos da participação do Câmpus Muzambinho na FICAFÉ 2014: