Qua, 05 de Novembro de 2014 14:48

1º Congresso de Educação Física aborda tema sobre construção de saberes, formação e tecnologias do setor.

001 1811º Congresso de Educação Física do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho reuniu, entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro, cerca de 300 alunos e profissionais da área para debaterem sobre a construção de saberes, formação e tecnologias do setor.

O evento, realizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde – SBAFS, buscou discutir aspectos pedagógicos e socioculturais da educação física, a biodinâmica do exercício físico e a promoção de saúde através de mesas-redondas, mini-cursos, palestras e apresentações de trabalhos orais e pôsteres.

No eixo temático sobre aspectos pedagógicos e socioculturais foram discutidos tópicos como educação escolar, sociologia, psicologia do esporte e dança. No eixo sobre a biodinâmica do exercício físico abordou questões como a fisiologia do exercício físico, treinamento físico, biomecânica, cinesiologia. Já no eixo sobre promoção de saúde foram debatidos temas sobre Intervenções de promoção de atividade física em diferentes contextos.

Segundo a Coordenadora do curso Superior em Educação Física Licenciatura e Bacharelado e uma das organizadoras, “o congresso foi importante porque proporcionou um espaço democrático de partilha de conhecimentos e experiências, além de uma reflexão sobre a formação e construção dos saberes na atuação do profissional de Educação Física. Importante também pela oportunidade que o corpo discente tem de apresentar as pesquisas realizadas no decorrer da sua formação.

001 33Organizado pelo corpo docente do curso superior de educação física o congresso contou com a participação de cerca de 15 palestrantes de reconhecimento nacional e internacional que abordaram diversos aspectos da área de Educação Física. Além da abertura oficial, o primeiro dia de evento contou com apresentações orais e painéis, apresentação artística e a palestrado Prof. Dr. Edison de Jesus Manoel da USP.

O segundo dia de evento começou cedo com a realização de uma caminhada/trilha e mini-cursos. Nesse mesmo dia os presentes ainda puderam assistir as palestras ministradas pela Prof. Ms. Larissa Graner Silva Pinto, coordenadora do GGU – Unicamp, pela Profa. Camila Andrêo Silva, pelo Prof. Dr. Renato Aparecido Corrêa Caritá – UNESP de Rio Claro/SP, pelo Prof. Dr. José Alexandre Curiacos de Almeida Leme – UNISALESIANO de Lins/SP e UNESP de Bauru/SP, pelo Prof. Leonardo de Campos - UNESP-Rio Claro/SP, pelo Prof. Ms. Bruno Smirmaul - UNESP- Rio Claro/SP e pelo Prof. Dr. Heros Ferreira - Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Canoagem.
Ainda no dia 31 de outubro foram realizadas três mesas-redondas para discussão de aspectos pedagógicos e socioculturais da Educação Física com a participação do Prof. Ms. Dirceu Santos Silva – Unicamp e do Prof. Dr. Rubens Venditti Junior – UNESP/Bauru; de aspectos da biodinâmica do exercício físico com a participação dos professores Dr. Fábio Augusto Barbieri – UNESP – Bauru/SP e Dr. Paulo Roberto Pereira Santiago - USP Riberão Preto; e de características do uso das tecnologias na saúde coletiva e educação física com a participação do Prof. Ms. Inaian Pignatti Teixeira – UNESP - Rio Claro/SP e da Profa. Dra. Ana Maria Sperandio - UNICAMP.

O último dia de evento ainda contou com uma performance realizada pelo Grupo Casa e Cultura e uma palestra de encerramento ministrada pelo Prof. Dr. Tarcísio Mauro Vago - Titular UFMG.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte.

FOTOS:. Robertto Cavalcanti, Lucas Constantino e Luíz Fernando Bócoli.

Confira as fotos: