Login



Concurso - AAFAPO
Seg, 27 de Outubro de 2014 07:51

Projeto SOMA realiza 1º Concurso de Qualidade com cafeicultores da AAFAPO das cidades de Fama, Paraguaçu e região.

A cerimônia de encerramento e premiação do 1º Concurso de Qualidade de Café de Fama, Paraguaçu e Região aconteceu no dia 18 de outubro na sede do Sindicato Rural de Paraguaçu - MG. O evento foi realizado pela Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade da Pontinha e Região - AAFAPO, com sede em Fama (MG) em parceria com IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho - por meio do Projeto SOMA.

A avaliação dos lotes inscritos foi realizada no Laboratório de Classificação de Café do Câmpus Muzambinho e a comissão julgadora foi formada por oito degustadores de café. A avaliação foi feita conforme descrito na metodologia da avaliação de cafés especiais proposto pela Specialty Coffee Association of America (SCAA).

Durante a cerimônia, foram divulgados os nomes dos cafeicultores que obtiveram as maiores pontuações nos lotes enviados. Nos anexos abaixo, você pode conferir a avaliação de cada amostra avaliada.

Categoria Café Natural:
1º Lugar: José Cândido, do Sítio das Moças, Paraguaçu - MG
2º Lugar: Josmar Menzete Vieira, do Sítio São Judas Tadeu, Fama - MG
3º Lugar: Dagoberto Prado Leite, do Sítio das Paineiras, Paraguaçu - MG
4º Lugar: Jairo Luiz Pezoti, do Sítio Barreiro, Fama - MG
5º Lugar: Nilo Sérgio Fressato, do Sítio Alto do Armazém, Fama - MG

Além dos certificados de premiação, foram entregues certificados aos produtores de café que atingiram pontuação acima de 80 pontos e ainda, um certificado de participação a todos que enviaram amostras nessa 1ª edição do concurso.

Esse evento é umas das ações extensionistas realizadas pelo Projeto SOMA do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. A Comissão Organizadora e a Comissão Julgadora agradecem a todos os cafeicultores que enviaram amostras, a todos os estudantes que trabalharam no preparo das amostras e aos degustadores de café que contribuíram para a realização desse trabalho.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do prof. José Marcos Angélico de Mendonça

Confira as fotos:

Confira as avaliações: