Semana Agronômica
Qui, 16 de Outubro de 2014 15:17

Entre os dias 14 e 16 de outubro, aconteceu a 3ª Semana Acadêmica de Agronomia do Câmpus Muzambinho.

A 3ª Semana Acadêmica de Agronomia do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de outubro e reuniu palestras e minicursos para mais de 120 inscritos. O evento foi organizado pela AGRIFORT Jr - Empresa Júnior do curso de Engenharia Agronômica e sete palestras ocorreram no Ginásio Poliesportivo nos dias 14 e 16. No dia 15, quarta-feira, seis minicursos foram realizados pelo Câmpus e em duas cidades vizinhas.

De acordo com o presidente da AGRIFORT Jr, Rodrigo Moreira Albano da Silva, o principal objetivo da Semana é o debate extracurricular com estudos e tecnologias que estão em referência no cenário atual. "Expor aos alunos do curso de Engenharia Agronômica os assuntos que não são tratados em sala de aula e, com isso, contribuir para complementação do conhecimento adquirido ao longo da formação discente", completou ele.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, do Coordenador Geral do NIPE do Câmpus Muzambinho, prof. Felipe Campos Figueiredo, do Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, prof. Paulo Sérgio de Souza, do Presidente da COOPAM, Washington Bruno Silva Pereira e do Presidente da AGRIFORT Jr, Rodrigo Moreira Albano da Silva. Na ocasião, o Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos, comentou a importância das oportunidades de empreendimento que as instituições de ensino podem oferecer aos alunos.

No primeiro dia de evento, dia 14, três palestras discutiram os seguintes temas: "Visão geral da agricultura no país", "Correção e adubação de pastagens" e "Aviação Agrícola". As outras quatro palestras aconteceram na quinta-feira, dia 15, e abordaram as temáticas: "Uso de silício na nutrição e defesa de plantas", "A influência do estresse hídrico no futuro da cultura do milho", "Tecnologias em fertilizantes NPK" e "Panorama da produção brasileira de grãos".

Entre os dias das palestras, seis minicursos foram ministrados aos participantes. Cada um deles aconteceu simultaneamente e debateram a regulagem de semeadora, "Car" e "Sisvar", Mecanização Sucroalcooleira, Pisicultura, agricultura de precisão e sobre o manejo reprodutivo de bovino leiteiro. Diversos profissionais e professores do próprio Câmpus Muzambinho e de outras renomadas instituições de ensino da área agrônoma participaram desses encontros.

Texto: Lucas Constantino

Fotos: ASCOM - Câmpus Muzambinho