1ª Mostra de Softwares
Qui, 25 de Setembro de 2014 16:24

1ª Mostra de Softwares promove palestras e divulga trabalhos desenvolvidos por alunos do Câmpus Muzambinho.

1a Mostra de softwares 28No dia 23 de setembro, aconteceu a 1ª Mostra de Softwares do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. Destinado aos estudantes dos cursos da Ciência da Computação e dos cursos Técnicos de Informática Integrado e Subsequente, o objetivo desse evento é divulgar os softwares desenvolvidos pelos próprios alunos do Câmpus e incentivá-los na realização de projetos de tecnologia.

"Conscientizar os alunos sobre a importância e oportunidades da área de desenvolvimento de software. Além de estimulá-los a colocarem em prática os conceitos teóricos aprendidos durante o curso", comentou a professora Aline Marques Del Valle.

Além da exposição dos trabalhos, que aconteceu no Prédio da Informática, uma palestra sobre a "Importância dos Modelos e Processo de Engenharia de Software na Gestão de Projetos de TI", ministrada pelo professor Gustavo Poli Lameirão da Silva, foi apresentada aos participantes da mostra. Antes da exposição e da palestra, uma cerimônia com a presença da diretoria do Câmpus foi feita para a posse do Centro Acadêmico do curso de Ciência da Computação.

Essa solenidade contou com a presença do Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, do Coordenador de Assistência ao Educando, prof. Evane da Silva, do Coordenador do curso de Ciência da Computação, prof. Tiago Gonçalves Botelho, do coordenador do Técnico em Informática Integrado, Heber Rocha Moreira,do Coordenador do curso Técnico em Informática subsequente, prof. Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, do presidente da chapa eleita do Centro Acadêmico de Ciência da Computação, Luís Ovídio Viana Podestá, e dos professores organizadores do evento, Paulo César dos Santos, Aline Marques Del Valle e Sandra Helena Miranda.

1a Mostra de softwares 11Ao todo, foram 12 trabalhos expostos nessa mostra. Foi organizada também uma banca julgadora para premiar os melhores trabalhos. Essa banca foi composta pelos professores da área: prof. Ricardo José Martins, prof. Adolfo Luís de Carvalho, prof. João Marcelo Ribeiro e pelo prof. Rogério Barroso de Paiva.

De acordo com os organizadores do evento, há expectativa de promover novas exposições de softwares como essa. "Os alunos do 5º e 6º períodos da Ciência da Computação desenvolvem trabalhos interdisciplinas (Banco de Dados, Engenharia de Software e Linguagem de Programação) como forma de avaliação. Estes trabalhos são feitos há algum tempo, mas precisam ser mais divulgados", concluiu a professora Aline Marques Del Valle.

Clique aqui e curta a página da Mostra de Softwares no Facebook.

Confira os três trabalhos premiados da 1ª Mostra de Softwares do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho:

• Sistema de Gerenciamento de Doações Sanguíneas - SGDS. Estudantes: Claudia Reis da Silva e Isabela Cristina Passos
  • SGA – Um Sistema de Gerenciamento Ambulatorial usando Java e MySql. Estudantes: Daniel Correia e Welington da Silva Martins
  • Software para seguradora de veículos: Seguradora Pena. Estudantes: Pedro Felipe Gonçalves de Oliveira e Nayara Denise Gaspar

Texto: Lucas Constantino

Fotos: Pedro Pioli e Fernando Dias