II Encontro de Biologia
Ter, 23 de Setembro de 2014 15:53

II Encontro de Biologia reúne cerca de 230 participantes em três dias com palestras, minicursos e apresentações científicas.

Entre os dias 17, 18 e 19 de setembro, aconteceu II Encontro de Biologia do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. Ao todo, foram onze palestras, mais de 20 minicursos e cerca de 55 trabalhos científicos durante esses três dias de evento. Destinado aos estudantes do curso de Ciências Biológicas, o Encontro buscou abranger todas as áreas de atuação do Biólogo. Dentre os mais de 230 participantes, grande parte consistiu em estudantes vindos de outras cidades e até mesmo de outros estados.

Dia 17 Cerimônia de Abertura 1A cerimônia de abertura contou com a presença do Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, do Diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Carlos Guida Anderson, do Coordenador Geral de Ensino, prof. José Sérgio de Araújo, do Coordenador do NIPE, prof. Felipe Campos Figueiredo, da Presidente da Comissão Científica dos Trabalhos do Encontro, prof.ª Jaqueline Funayama, do representante dos alunos dos cursos diurnos, Maiqui Isidoro, da Presidente da Comissão Organizadora e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel, e dos demais representantes dos estudantes organizadores do II Encontro de Biologia.

Além de executar o Hino Nacional, o coral do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho fez três apresentações musicais na solenidade de abertura do evento. Na ocasião, o Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, ratificou a importância de um espaço que reúna o debate sobre quaisquer áreas da Educação. "Proporcionar uma maior interação entre os alunos e profissionais da área e apresentar o Câmpus Muzambinho a toda comunidade nacional envolvida com o evento", explicou a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, prof.ª Daniela Ferreira Cardoso Cruvinel.

MINICURSOS

Dia 18 Minicursos 19

Os minicursos aconteceram em todo o Câmpus Muzambinho - laboratórios, salas de aula, trilhas ecológicas. Ao todo, foram oferecidos 25 minicursos com, no máximo, 20 vagas divididas. A capacitação aconteceu nos dois primeiros dias da programação e reuniu mais de 30 profissionais para ministrar treinamentos que foram desde a área pedagógica de ensino até as técnicas de segurança no manejo de serpentes.

Outros assuntos também foram abordados nesses minicursos, como a sustentabilidade, apicultura, terapia gênica, produção de vacinas, agricultura urbana, fitoterapia, estatística e técnicas verticais (foto). "Os minicursos foram a melhor parte. Tive a oportunidade de conhecer a fitoterapia e me apaixonar por esse trabalho", comentou Dorneles de Oliveira Silva, um dos estudantes que viajou de Maceió para participar do II Encontro de Biologia.

Quatro estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) viajaram cerca de 18 horas para participar do evento. Mesmo a distância (mais de 2.000 km) não desanimou esses encontristas que prometeram vir num próximo Encontro de Biologia. "A programação, a recepção que tiveram com a gente e a estrutura montada para esse evento estavam completas. Superou todas nossas expectativas e vamos voltar ano que vem", Laryssa Telles Damasceno Silva, estudante da UFAL.

Leticia premiadaTRABALHOS CIENTÍFICOS

Na quarta e quinta-feira, 55 trabalhos foram expostos na quadra localizada ao lado do Poliesportivo, onde todas as palestras aconteceram. A chamada de trabalhos foi aberta para todos os participantes do Encontro. Quatro desses trabalhos foram apresentados na modalidade Oral.

No último dia de evento, uma premiação simbólica contemplou alguns dos estudantes apresentadores. Um dos prêmios foi recebido por uma graduanda do Câmpus Muzambinho, Letícia Oliveira Maciel (foto). "Superou minhas expectativas", comentou ela se referindo à premiação e ainda reiterou que foi uma importante oportunidade de incentivo à pesquisa.

ORGANIZAÇÃO

O Encontro vem sendo preparado desde fevereiro deste ano. O principal objetivo da professora que presidiu as comissões organizadoras, prof.ª Daniela Cruvinel, foi promover um evento que cumprisse as expectativas dos alunos do curso de Ciências Biológicas.Comissao organizadora Para isso acontecer, os próprios estudantes deveriam estar envolvidos na realização do Encontro.

Três comissões foram montadas: Organizadora, Apoio e Científica. Sob a coordenação da prof.ª Daniela Cruvinel, as duas primeiras, obrigatoriamente, foram formas por 30 alunos de todos os períodos do curso. Para julgar os trabalhos apresentados no Encontro, organizou-se uma Comissão Científica que foi coordenada pela prof.ª Jaqueline Carlos Funayama e contou com a participação de professores do curso de Ciências Biológicas e das áreas afins.

Dia 17 Evento 15Durante esses os três dias, além do tradicional lanche servido pelo Refeitório, os encontristas tiveram a oportunidade de saborear o café produzido pelo Laboratório de Café do Câmpus Muzambinho. Sob a coordenação do prof. José Marcos Angélico de Mendonça, os estudantes serviram café expresso e cappuccino para todos os participantes do evento.

Fez parte tamém da organização do Encontro o prof. Adolfo Luis de Carvalho, que ofereceu suporte técnico para área de Informática, juntamente ao funcionário do NTI, Rafael Frutuoso. Além dessa logística de trabalhos e da promoção do evento, diversos outros setores do Câmpus Muzambinho ajudaram na realização do evento.

Para encerrar a semana, foi realizada uma confraternização com a apresentação da banda "ZéPneu e os Hiperbólicos" composta por Guilherme Lemos, Raphael de Paiva Gonçalves e Leto Oliveira.

Texto: Lucas Constantino
Fotos: ASCOM

Confira as fotos dos Palestrantes:

Confira as fotos dos Minicursos:

Confira as fotos das Apresentações de Trabalho:

Confira as fotos do Evento: