Seminários do LabSoft
Ter, 16 de Setembro de 2014 11:22

Seminários sobre gestão de dados e sobre web como recurso educacional serão realizados dia 18/09 no Labsoft. Todos estão convidados.

Serão realizados no LabSoft - Laboratório de Tecnológicas de Software e Computação Aplicada à Educação do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, uma série de seminários que vão abordar temas como jogos desenvolvidos na plataforma Web e utilizados como recursos didáticos; e sobre mineração de dados do Censo com foco no desenvolvimento sócio-educacional.

Os seminários ocorrerão no dia 18 de setembro, das 9h e 30min até as 11h, e terão como tema a apresentação dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por professores responsáveis pelo laboratório e pelos alunos Daniel Correia, Emerson Silva e Fracisco Nardi.

O LabSoft está aberto àqueles interessados em assistir aos seminários ou desenvolver problemas de interesse comum.

Cronograma de Apresentações:

Daniel Correia: ELEMENTO QUÍMICO: UM JOGO NA PLATAFORMA WEB COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA (Iniciação Científica)

Emerson Silva: DESENVOLVIMENTO DE JOGO EDUCACIONAL WEB PARA O ENSINO DE QUÍMICA INORGÂNICA (Trabalho de Conclusão de Curso)

Francisco Nardi: MINERAÇÃO DE DADOS SOBRE O CENSO DO IBGE DE 2010 COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EDUCACIONAL DA REGIÃO DA AMOG (Trabalho de Conclusão de Curso)

Histórico da iniciativa:

O LabSoft – Laboratório de Tecnológicas de Software e Computação Aplicada à Educação - criado em 2012, com o apoio do NDE, Colegiado do Curso de Ciência da Computação e Direção do Câmpus Muzambinho, vem se consolidando nos últimos anos com os resultados dos trabalhos aceitos e divulgados perante a comunidade científica.

Os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos professores e alunos seguem 2 linhas básicas: educação e tecnologia. As subáreas relacionadas são: Educação em Computação, Computação Aplicada à Educação e Educação Especial, Educação à Distância, Desenvolvimento Web, Web Semântica e Desenvolvimento de Jogos Educacionais.

Atualmente participam os professores Aracele Fassbinder, Ramon Marques e Paulo César dos Santos, que atuam no papel de membros. Os professores Adolfo Carvalho, Elenice Carlos e Ieda Mayumi, no papel de colaboradores internos (IFSULDEMINAS). E a professora Ellen Barbosa (USP-ICMC), como colaboradora externa.

Os seguintes alunos desenvolvem estágio, iniciação científica, projeto acadêmico ou trabalho de conclusão de curso sob orientação dos professores responsáveis pelo laboratório: Fabiana Zioti, Matheus Souza, Everson Felix, Daniel Correia, Francisco Nardi, Emerson Silva, Matheus Carvalho, Caíque Pedrozo, Aline Oliveira, Abner Palmeira.

Mensalmente são realizados os seminários de grupo do LabSoft, os quais têm como objetivo geral criar um espaço para integração acadêmica entre os alunos, professores e demais colaboradores do grupo de estudos em Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação, a fim de que atividades desenvolvidas no estágio, projetos de iniciação científica ou conclusão de curso, experiências de intercâmbio estudantil, dentre outras, sejam discutidas e refletidas.

Quando um aluno ou professor faz uma apresentação para os demais, cria-se um canal de sugestões, críticas construtivas e identificação de interesses comuns, o que pode resultar em novas ideias, novos projetos e na melhoria das atividades ainda pendentes.

Cada seminário possui um chair, que é o aluno responsável por organizar a sala, divulgar o seminário, presidir ou guiar as apresentações e documentar o seminário por meio de uma ata.

Os docentes responsáveis têm como responsabilidade determinar os dias de seminários, identificar alunos que podem realizar apresentações, criar a escala de apresentações, definir o chair de cada seminário, auxiliá-lo na identificação e divulgação das apresentações, além de comparecer ao seminário.

Maiores informações

Site do Lab: http://labsoft.muz.ifsuldeminas.edu.br

Grupo no Face: https://www.facebook.com/labsoft.ifsuldeminas

Localização: Sala de Pesquisa 24, Terceiro Andar, Prédio de Informática.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações de Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva e Paulo César dos Santos