Congresso Meio Ambiente
Seg, 26 de Maio de 2014 15:46

XI Congresso de Meio Ambiente reúne mais de 600 pessoas para discussão sobre produção alimentar sustentável.

Teve início no dia 21 de maio o XI Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Nesta edição o evento contou com a participação de mais de 600 pesquisadores, alunos e interessados no tema do evento que abordou os caminhos e desafios para o equilíbrio ecológico e para uma produção alimentar sustentável.

Realizado no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas, o evento atraiu os participantes também pela possibilidade de conhecer a cidade, seus parques termais e conhecer um pouco mais do sul de minas.

A solenidade de abertura, realizada no dia 21, as 10h, contou com a presença de autoridades como o Diretor-Geral do Câmpus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; o Pró-reitor de Extensão, Prof. Cléber Ávila Barbosa, representando o Pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa e o Reitor do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini; representando o prefeito Municipal, contamos com a presença do Vice-prefeito, Nizhar El Katib; esteve presente também a Secretária Municipal de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado; o presidente da Fundação do Jardim Botânico de Poços de Caldas, Jorge Jabur; e o coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente e presidente da comissão técnica do evento, Claudiomir Silva.

Ao realizar abertura do evento Claudiomir aproveitou para agradecer a todos os colaboradores e ressaltar a grandiosidade e importância desse evento para os participantes. Segundo ele, esse é o maior Congresso realizado na área Ambiental em âmbito nacional e a tendência é que ele cresça mais a cada ano e ganhe ainda mais reconhecimento.

Os participantes ainda foram agraciados com uma exibição do Hino Nacional e de músicas como “Planeta Azul”, interpretadas pelo Coral do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho regido pelo maestro Acácio Donizetti Vieira.

O primeiro dia do evento ainda contou com a palestra do Dr. Werner Grau Neto, sobre “As questões da produção alimentar mundial sob a ótica do direito ambiental” na qual o palestrante ressaltou questões importantes como o fim das chuvas no sudeste, a vazão de água maior que sua entrada nos reservatórios, suas consequências e a necessidade de vermos o mundo como um todo e não como pequenos feudos.

Na parte da tarde os doutores Tamiel K. B Jacobson e Flávio Barbosa Justino discutiram questões sobre ecologia e agricultura familiar e o sistema agrícola e ambiental em um mundo aquecido, respectivamente.

Os presentes ainda puderam assistir, ao final do primeiro dia, a uma apresentação teatral da peça “Sonho de uma noite de verão” interpretada por alunos do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho dirigidas pelo professor de teatro Silas Navarro.

O segundo dia também contou com renomados profissionais da área ambiental, como a Dra. Cleonice Borges de Souza que ministrou a palestra “Economia Verde”; o professor Nuno Rodrigo Madeira que tratou da produção de alimentos em sistemas orgânicos; o professor Johann Wolfgang Schneider que falou um pouco sobre o marketing de estações de águas termais como destino turísticos; e a senhora Maria de Jesus Ferreira Bringelo, conhecida como Dona Dijé, que falou um pouco sobre a realidade e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres pertencentes ao Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu.

Johann Wolfgang Schneider ainda destacou que a realização de evento como o XI Congresso de Meio Ambiente, vai além da formação geral dos participantes. Segundo ele o evento se faz necessário para “alerta-los sobre as suas responsabilidades como cidadãos de construir um futuro diferente. Para isso não basta apenas escutar discursos sobre sustentabilidade dos nossos governantes e de alguns técnicos, cada um tem que fazer a sua parte”.

O último dia de Congresso abriu ainda mais espaço para discussões ao apresentar uma mesa redonda com o tema contra o uso de agrotóxicos debatido pelo Sociólogo da UFGO e representante do Comitê Estadual da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos, Carlito Rocha, o coordenador no sul de minas do citado comitê, Demes Nunes da Mota e o membro da direção do Movimento Sem Terra – MST, Silvio Neto.

Na parte da tarde o Dr. Ildo Sauer tratou sobre o último documento sobre as mudanças no clima alertando sobre os benefícios e prejuízos da camada de Ozônio, o Dr. Alfredo José Barreto Luiz tratou da dinâmica da produção agrícola Brasileira e para finalizar a sequência de palestras do evento os presentes assistiram a palestra sobre as influências das mudanças ambientais sobre a saúde humana e dos ecossistemas, ministrada pela professora Mônica Andrade Morraye.

Após cada uma das palestras alguns trabalhos foram escolhidos para serem apresentados por seus autores de forma oral, enquanto outros trabalhos eram avaliados no formato de exibição em painel. Após avaliação alguns desses trabalhos ainda foram premiados com kits do evento, outros com certificados e outros com publicação na revista Agrogeoambiental do IFSULDEMINAS.

O fechamento do evento ficou por conta dos alunos da Escola Estadual Parques das Nações, mais conhecida como Escola Padrão, que apresentaram uma peça teatral.

Esse evento foi mais uma parceria de sucesso realizada entre a empresa GSC Eventos Especiais, o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e o curso Técnico em Meio Ambiente, no qual ainda foi realizado o pré lançamento do I Simpósio de Hidrologia Médica e Águas Termais que vai ocorre em novembro desse ano, com o tema “Águas e Turismo Ambiental”.

Mais informações podem ser obtidas através do site: http://www.aguastermaispocosdecaldas.com/site/

TEXTO e FOTOS: Tatiana Duarte