XVI OBI
Sex, 16 de Maio de 2014 11:32

Primeira fase da XVI Olimpíada Brasileira de Informática será realizada no IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

O IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho realizará, no dia 24 de maio de 2014 a primeira fase da OBI - XVI Olimpíada Brasileira de Informática para as modalidades iniciação e programação nível 1.

Esse evento, realizado no Brasil desde 1999, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação – SBC e conta com o patrocínio da Fundação Carlos Chagas e apoio da Unicamp.

A competição tem por objetivo despertar nos participantes o interesse pelos estudos em computação e informática.

Poderão participar alunos do Câmpus Muzambinho e também de escolas públicas ou privadas, do ensino fundamental, médio.

Para as provas do dia 24 de maio, podem se inscrever alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 2º ano do ensino médio. A 1ª fase da modalidade para alunos do Ensino Superior já foi realizada previamente.

Segundo o site do evento oc concorrentes da modalidade de iniciação farão provas “compostas de questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas e somente uma alternativa correta”.

Já para a modalidade de Programação nível 1 as provas “serão compostas de tarefas de programação cuja solução envolve a implementação de um programa de computador em uma das linguagens de programação permitidas na OBI”.

A organização local da OBI será realizada por professores e alunos dos cursos Técnicos em Informática e Ciência da Computação. As provas serão realizadas no prédio da Tecnologia da Informação do Câmpus Muzambinho nos horários a seguir:

HORA DATA MODALIDADE
13:00 - 17:00 24/05/2014 Programação Nível 1
09:00 - 12:00 24/05/2014 Programação Nível Júnior
09:00 - 11:00 24/05/2014 Iniciação Nível 1
09:00 - 11:00 24/05/2014 Iniciação Nível 2

Premiação

Todos os competidores receberão certificado de participação. Os melhores colocados a nível nacional, de cada modalidade, receberão medalhas de ouro, prata, bronze ou honra ao mérito e serão convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP.

Os alunos da modalidade Iniciação participarão de cursos de introdução à programação e os alunos da modalidade programação, participarão de cursos de programação avançada.

Os competidores que se destacarem no curso, farão parte da equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática – IOI que, neste ano, será realizada entre os dias 13 e 20 de julho na cidade de Taipei, em Taiwan.

Para maiores informações acesse o site oficial da OBI: http://olimpiada.ic.unicamp.br/

Para se inscrever acesse: https://docs.google.com/forms/d/1TotOUaRSyhKFYT_8bEG0M5c6Ddb821yrx490-IdVz3A/viewform

A primeira participação de alunos do curso técnico em informática na OBI

A primeira participação de alunos do curso técnico em informática de Muzambinho na OBI, ocorreu em 2005, ainda nos tempos da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho – EAFMUZ. Naquele ano o evento foi organizado pelo professor Paulo César dos Santos e o aluno William Tomé Silva foi um dos participantes.

Na semana passada Wlliam deu um depoimento sobre a edição da OBI que participou e, além de falar sobre a competição, ressaltou a importância que o curso Técnico em Informática teve em sua carreira profissional:

Aluno OBI“Eu comecei o curso técnico em informática em 2004 e tive a sorte de, além de contar com um corpo docente muito bom, contar com colegas de classe muito entusiasmados e dedicados. Todos os colegas da turma sempre se ajudavam e aprendiam muito com os professores que possuíam muito conhecimento na área. Foi lá que eu descobri que, realmente, queria ser um programador e que existiam várias oportunidades no mercado de trabalho para técnicos em informática.

Quanto à Olimpíada (OBI), eu me lembro que era uma prova de alto nível, que tinha quatro questões. Mas a que mais me chamou a atenção foi a última que consistia em fazer um jogo de Mini Poker. Eu lembro que mais umas três ou quatro pessoas participaram da Olimpíada também. No geral todos os competidores acharam a prova bem difícil, mas só de enfrentar o desafio foi muito legal.

O curso técnico em informática é muito bacana, abrange várias áreas como: redes, montagem e manutenção, programação dentre outros. A importância deste curso é clara hoje em dia. Antes era difícil achar um serviço de qualidade na região.

Hoje contamos com vários provedores, lojas e alguns trabalhadores autônomos de alto nível. E grande parte dessas oportunidades cresceu graças aos alunos que passaram por este curso. Ou seja, o curso em si, além de prover conhecimento, gerou empregos e aumentou a qualidade do serviço.

No mais, mesmo os alunos que não seguiram carreira na área, têm a grande vantagem de ter esse conhecimento como um aliado nas suas respectivas áreas. Afinal, hoje em dia, o computador está presente em todos os lugares.

O curso na escola também me proporcionou a oportunidade de participar em um projeto de pesquisa na Unicamp, com bolsa de nível técnico.

Atualmente faço o curso graduação em Ciência da Computação na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL e atuo na área de informática desde 2010. Sou analista de sistemas na Cresça Brasil, empresa que pertence ao grupo UOL e trabalho na cidade de Alfenas.”

TEXTO: Prof. Paulo César dos Santos