FICAFÉ 2013
Ter, 15 de Outubro de 2013 10:03

Estudantes do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho participam de Feira Internacional de Cafés Especiais no Paraná.

foto-2Durante os dias 02 a 04 de outubro, aconteceu em Jacarezinho - PR a sexta edição da FICAFÉ, Feira Internacional de Cafés Especiais, realizado pela Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná com apoio do Sebrae - PR e de instituições parceiras.

Durante o II Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro do Paraná, participaram da feira 37 estudantes do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, sendo 33 estudantes do Curso de Agronomia e 4 do Curso de Enfermagem. Os estudantes foram acompanhados pelos professores José Marcos Angélico de Mendonça, Roseli dos Reis Goulart e Camila Aparecida Bellido.

Os estudantes, membros do Projeto SOMA, atuaram como monitores no evento, trabalhando nos estandes dos expositores, na cafeteria, na sala de degustação e na sala de atendimento técnico aos produtores.

Em parceria com a UNIMED Norte Pioneiro, as estudantes do Curso de enfermagem prestaram atendimento aos visitantes, sob a orientação da Enfermeira Camila Bellido.

Parceria Projeto SOMA e ACENPP

Desde 2012, foi firmado um convênio entre o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho e a ACENPP, com objetivo de aproximar estudantes do Câmpus com cafeicultores integrantes da Associação. Neste intervalo, vem sendo realizadas visitas às propriedades associadas pelos estudantes do curso de Agronomia, para a realização de atividades de difusão tecnológica das boas práticas na cafeicultura, com foco na atividade familiar e certificada Fair Trade. Também são realizadas ações para a melhoria da qualidade do café na região. Para o Prof. José Marcos, coordenador do Projeto SOMA, "trata-se de uma oportunidade importante para os estudantes, possibilitando trabalhar e conhecer outras regiões de produção agrícola brasileira".

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do Professor José Marcos A. de Mendonça