Simpósio
Qui, 22 de Agosto de 2013 10:36

IFSULDEMINAS promove 2° Simpósio de Apicultura e Meliponicultura de MG e o 1° Fórum de Discussão sobre Apiterapia

02O 2° Simpósio de Apicultura e Meliponicultura de Minas Gerais e o 1° Fórum de Discussão sobre Apiterapia reuniram cerca de  400  participantes, entre os dias 16 e 18 de agosto, no poliesportivo do Câmpus Muzambinho.

Na solenidade de abertura estavam presentes as seguintes autoridades: Reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Sérgio Pedini; diretor-geral do Câmpus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues; pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Simão da Rosa; pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, prof. Marcelo Bregagnoli; Secretário de Educação de Muzambinho, prof. Leandro Silva Bueno; presidente da comissão organizadora Rubens Marcelo de Castro; coordenador do curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e presidente da comissão científica do evento, prof. Ademilson Espenser Egeia Soares; coordenador do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão – NIPE, prof. Felipe Campos Figueiredo; representante do diretor administrativo de Furnas Centrais Elétricas, sr.ª Geisa Teixeira; presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Muzambinho e Região – APIMUZ, sr. Sávio dos Reis Dutra; presidente do Grêmio Estudantil, o aluno Luís Henrique Assunção; presidente da Cooperativa-Escola e representante dos alunos noturnos, Washington Bruno Silva Pereira; e representante dos alunos dos cursos diurnos, Maiqui Isidoro.

Durante o Simpósio, produtores, empresários do setor, alunos e pesquisadores tiveram a oportunidade de participar de vários cursos com temas relacionados à biologia da abelha, técnicas de produção de mel, própolis e demais produtos, bem como, manejo, divisão e captura de colônias de abelhas sem ferrão, dentre outros temas relacionados à meliponicultura. Nas palestras foram debatidos assuntos relacionados às abelhas solitárias polinizadoras de frutíferas; a importância das abelhas para a manutenção do ecossistema e a alta produtividade na apicultura, dentre outras.

Quatro palestras sobre apiterapia foram ministradas entre elas por uma fisioterapeuta alemã representando a Sociedade de Apiterapia da Alemanha falou sobre a importância da Apiteraia em seu País. Beate Lenz, também ministrou um curso sobre massoterapia com mel, que atraiu muitos interessados. Ela disse que gostou muito de nossa escola e que tem interesse em voltar em breve.

15Ainda sobre a apiterapia, houve uma importante reunião com representantes de vários estados, para debater sobre o futuro da Apiterapia no Brasil.

Vários traballhos de pesquisa foram apresentados, oriundos de renomadas Institutições de Minas e São Paulo.

No domingo, 18 de agosto, após os minicursos, foram premiados os trabalhos apresentados em forma de banner e oral, assim como os vencedores dos concursos de fotografia e desenho com temas relacionados à natureza.

O presidente da comissão organizadora, Rubens Marcelo de Castro, deixa seus agradecimentos à todos aqueles que ajudaram na organização e que apoiaram para que o evento fosse realizado entre eles, o IFSULDEMINAS. O Câmpus Muzambinho, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Furnas Centrais Elétricas-PICEA; FAPEMIG, FACEP; as empresas: APITEC, APIMELO, APIÁRIO SOL, PHARAMANECTAR; aos palestrantes e instrutores de mini-curso, aos alunos, aos apicultores e meliponicultores de toda a região e de outros estados. Fica o nosso muito obrigado

O evento foi promovido pelo IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho e pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP – USP.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do professor Rubens Marcelo de Castro.