Professores, alunos e pais
Sáb, 16 de Fevereiro de 2013 12:11

Palestra do escritor Jairo de Paulo encerra 4º Congresso de Educação da Amog

Uma grande reflexão sobre as rotinas de trabalho do professor, a relação com os alunos e a importância dos pais no processo de formação. Foram esses os temas que permearam a palestra proferida pelo mestre em Educação Jairo de Paula, escritor e conferencista internacional. Bastante aplaudido ao final de sua apresentação, o palestrante encerrou a programação de atividades do 4º Congresso de Educação da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog), realizado nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro no ginásio poliesportivo do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

O evento, que reuniu mais de 900 professores da rede municipal de ensino da região, foi uma oportunidade de discutir a educação no Sul de Minas e fazer com que experiências e novos conhecimentos sejam levados para as salas de aula da região. “As demandas tem que vir de vocês, das necessidades das secretarias, para que nós possamos elaborar um novo momento juntos, tá bom quanto esse”, declarou a professora e coordenadora geral de estágio do Unifeg de Guaxupé, instituição parceira na organização do congresso.

Novas parcerias e cursos de especialização

O momento de encerramento também foi uma oportunidade para que o diretor-geral do Câmpus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, fizesse um agradecimento a todos os participantes e anunciasse a realização de mais um evento a ser realizado em conjunto com o Unifeg. “Lanço para o segundo semestre um novo evento em que nós vamos tratar de inovação educacional na região da Amog”, declarou.

O diretor-geral afirmou ainda que o crescimento do Câmpus Muzambinho é devido aos projetos desenvolvidos pelos professores e funcionários da instituição, que foram buscar formas de estabelecer parcerias para iniciativas como o Festival de Canoagem-Juventude, o Centro de Treinamento de Cães Guia e a oferta de cursos profissionalizantes dentro de presídios mineiros.

Além disso, durante o encerramento, foi anunciado o início da oferta de três especializações lato sensu, em conjunto com a Amog. A partir de março, o Câmpus Muzambinho abrirá 496 vagas para os cursos de Gestão Escolar, Alfabetização e Letramento, e Educação Infantil. O início das aulas será definido após uma reunião com as prefeituras, a ser realizada no mês que vem.

O final do 4º Congresso de Educação também foi marcado pelo sorteio dos brindes oferecidos pelas secretarias de Educação. Vários participantes foram contemplados com prêmios. Confira as fotos:

Texto: Joarle Magalhães