Educação em debate
Qui, 14 de Fevereiro de 2013 12:47

Câmpus Muzambinho recebe 900 participantes para o 4º Congresso de Educação

04Aberta na manhã desta quinta-feira, 14 de fevereiro, a quarta edição do Congresso de Educação da Amog (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana). Em 2013, cerca de 900 professores da rede municipal de ensino da região participam das atividades, que ocorrem no ginásio poliesportivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Câmpus Muzambinho. Uma cerimônia de abertura que contou com a presença de chefes do Executivo dos municípios participantes abriu oficialmente a programação do congresso.

Entre os presentes, estavam o diretor-geral do Câmpus Muzambinho, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues; o pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Marcelo Simão da Rosa; o presidente da Amog e prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior; o reitor do Unifeg, José Lázaro Souza; o pró-reitor administrativo do Unifeg, Jairo Pedro Cardoso; o pró-reitor acadêmico, José Caetano Minus; o secretário de Educação de Muzambinho, Leandro Silva Bueno, que representou o prefeito Ivan de Freitas; e a diretora pedagógica de sistemas de ensino da Editora Saraiva, Francisca Romana Giacometti Paris.

Os trabalhos foram iniciados pelo presidente da Amog, Álvaro Mariano, que declarou estar emocionado de ver “a dimensão e a grandiosidade” do evento. “Me deixa muito feliz ver que estamos tendo espaço para discutir a educação”, afirmou. Para o pró-reitor de Ensino, Marcelo Rosa, é necessário abrir espaços de discussão do ensino, já que a gestão escolar passa por uma transformação na qual é preciso buscar o diálogo. “Precisamos de gestores que escutem os discentes e que não defendam apenas uma determinada classe. Temos que formar cidadãos, enxergar a sociedade que queremos constituir”, disse.

Já o reitor do Unifeg, José Lázaro, tocou no tema do analfabetismo no Brasil, destacando a importância do ensino fundamental no processo de cognição e aprendizagem. Conforme o reitor, o problema do analfabetismo funcional no país é muito grave, o que torna necessário dirigir mais investimentos para a área de educação, que sofre com a falta de professores graduados em disciplinas específicas. “Estamos vivendo um apagão na educação, com muitas áreas sem professores”, afirmou.

Anfitrião do evento pela segunda vez, o diretor Luiz Carlos deu boas-vindas aos participantes e fez um convite ao Unifeg para que novas parcerias sejam realizadas “em prol do desenvolvimento da região”. Falou ainda sobre o trabalho da equipe de servidores e alunos do Câmpus Muzambinho na realização de eventos e projetos que fazem da instituição cada vez mais notável no cenário da educação. Além disso, Luiz Carlos destacou a atuação da instituição em diversos projetos junto à sociedade, como o programa de capacitação de detentos. Em 2012, o Câmpus Muzambinho esteve em cinco presídios de Minas Gerais, levando cursos profissionalizantes a cerca de 70 presos. Para ele, essas ações contribuem para mudar o sistema educacional de forma a “darmos condição para que os nossos alunos se tornem, de fato, cidadãos”.

Na parte final da cerimônia, foram homenageados pela Amog, em virtude do trabalho prestado a favor do desenvolvimento da educação na região, o diretor Luiz Carlos Machado e o reitor do Unifeg, José Lázaro. Já os secretários de Educação receberam presentes entregues pela editora Saraiva, apoiadora do evento.

O 4º Congresso de Educação é realizado por meio de uma parceria com o Câmpus Muzambinho e o Unifeg (Centro Univesitário da Fundação Educacional Guaxupé). Os participantes são oriundos das 15 cidades que constituem a Amog. São elas: Alterosa, Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União. A programação de palestras segue até a manhã do próximo sábado, 16 de fevereiro.

Texto: Joarle Magalhães