OBAP 2012
Sex, 12 de Outubro de 2012 12:20

Estudantes de todo o Brasil estão em Muzambinho para a final da OBAP

11patioHO feriadão de 12 de outubro está sendo bem diferente para os cerca de 250 alunos que estão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho. Eles vieram à cidade para participar da 2ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), cuja fase final e presencial foi iniciada na manhã desta sexta-feira. Estudantes de várias partes do Brasil, de cursos técnicos integrados e subsequentes do eixo tecnológico recursos naturais, competem pelas medalhas da competição idealizada e organizada pelo IFSULDEMINAS.

“A expectativa é tentar fazer o melhor, resolver a prova com tranquilidade, sem pensar na classificação. Acredito que a experiência que nós temos em agricultura será um ponto a nosso favor”, comentou o aluno Artur Marques Júnior, de 15 anos. Acompanhado do professor orientador e de mais dois colegas, Artur veio de Ponta Porã, onde cursa o Técnico em Agricultura, no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.

Pouco antes do início dos testes, as equipes se concentraram no pátio do Prédio Pedagógico (H) e puderam receber as últimas orientações dos professores. “Pretendo fazer uma boa prova. A grandiosidade e a importância da Olimpíada nos estimula. Vou tentar levar um título para a minha escola”, declarou Mário Lovo, 16 anos, da Equipe Agroita, do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina.

Na fase final da OBAP, os competidores foram desafiados a resolver 20 questões de múltipla escolha e duas questões discursivas, nas áreas de agricultura e pecuária. As provas ocorreram durante o período da manhã. Para chegar à etapa presencial, os estudantes passaram por três fases virtuais. De 364 equipes inscritas, 60 foram classificadas para a final.

A chegada dos participantes em Muzambinho ocorreu durante a tarde e a noite de quinta-feira, 11, quando foi realizado o credenciamento. Grupos de diversos estados viajaram para o Sul de Minas especialmente para a competição. O ônibus do Instituto Federal Catarinense trouxe estudantes de cidades como Videira, Camboriú e Rio do Sul. Já as equipes de Alagoas e do Maranhão saíram de casa na terça-feira e viajaram por quase três dias. Do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro vieram oito equipes, que passaram 10 horas na estrada até chegar ao Campus Muzambinho.

Das 60 equipes finalistas, as 16 melhores classificadas nas etapas eliminatórias tiveram passagens aéreas e hospedagem custeadas pela organização da OBAP. Já os demais competidores estão hospedados no alojamento do Campus Muzambinho, onde também recebem alimentação.

Também na parte da manhã, enquanto os alunos faziam provas, os professores orientadores participaram de palestras planejadas pela organização. O encontro ocorreu no auditório do Prédio Pedagógico e foi dividido em dois momentos. No primeiro, o professor Wellington Marota Barbosa, coordenador geral do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS, falou sobre o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Competitivo”. Na sequência o servidor Luiz Adriano Batista discutiu o assuntou “Indicação Geográfica” com os docentes participantes do evento.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS