OBAP: fase presencial
Qua, 10 de Outubro de 2012 09:18

Muzambinho sedia fase final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Está chegando a hora! Na próxima sexta-feira, dia 12, serão conhecidos os vencedores da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A fase presencial e final da competição ocorre em Muzambinho (MG), no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

A chegada das equipes será na quinta-feira, 11/10. No dia seguinte, o evento será aberto oficialmente no ginásio poliesportivo do campus. As competições acontecem durante toda a manhã e os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, às 20h, quando será conhecida a equipe que vai representar o Brasil na 7ª International Earth Science Olympiad (IESO), na Índia, em 2013.

Ao todo, são 60 equipes participantes, formadas por quatro integrantes: três alunos e um professor orientador. Estudantes de vários estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Rondônia, Alagoas, Espírito Santo, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Goiás e Pernambuco, irão se reunir para esta última fase. Os competidores são oriundos de cursos técnicos integrados e subsequentes do eixo tecnológico recursos naturais.

As provas

Nesta edição, 364 equipes se inscreveram. As três primeiras fases foram realizadas virtualmente. Na primeira, os participantes tiveram que resolver três provas, em duas semanas consecutivas. Foram 50 minutos para a resolução de dez questões de agricultura e zootecnia, propostas pela equipe técnica. As provas abrangeram conteúdos de agricultura geral, solos, nutrição de plantas, engenharia agrícola, zootecnia geral, alimentos, administração rural, agronegócio e informática aplicada.

Na última fase, os estudantes desenvolveram soluções inovadoras e um plano de negócios. As equipes que obtiveram maior pontuação foram classificadas para a fase final, em Muzambinho. Nesta etapa presencial, as 15 melhores equipes da modalidade integrado e as seis melhores da modalidade subsequente serão premiadas.

A competição

Além do IFSULDEMINAS, que é o realizador da competição, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e do Campus Muzambinho, a organização geral conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Sebrae, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG). Patrocinam a OBAP a Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) e a Editora UFV.

A edição 2012 da OBAP foi concebida a partir do sucesso e repercussão da primeira edição. O objetivo é estimular o ingresso de jovens do ensino médio e técnico nas carreiras técnico-científicas pela pesquisa e inovação em agropecuária. Com o projeto, espera-se motivar a participação dos discentes em atividades de iniciação científica, desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas.

A primeira edição da olimpíada, realizada e organizada pelo IFSULDEMINAS, com o apoio do CNPq, teve a fase presencial sediada em Pouso Alegre (MG). Participaram 350 equipes de 25 estados. Estiveram presentes 50 equipes de 20 instituições de ensino, representando regiões de todo o Brasil. A equipe campeã na classificação geral representará o Brasil na 6ª International Earth Science Olympiad (IESO), na Argentina, neste mês.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS