Sex, 21 de Setembro de 2012 10:25

Maratona de Programação no Campus Muzambinho: confira o resultado

Realizada no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, no dia 15 de setembro, a 1ª fase da etapa brasileira da Maratona de Programação. O evento foi o pontapé inicial para o ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), conhecido mundialmente como “batalha dos cérebros", na qual se classificam as equipes que vencerem as etapas regionais.

Estiveram no Instituto Federal 36 participantes, que formaram 12 times. Participaram estudantes das seguintes instituições: Centro Universitário do Sul de Minas (Varginha-MG), Centro Universitário Hermínio Ometto (Araras-SP), Fundação de Ensino Superior de Passos (Passos-MG), Libertas Faculdades Integradas (São Sebastião do Paraíso-MG) e Universidade Federal de Alfenas (Alfenas-MG). As equipes do Campus Muzambinho, que venceram a Olimpíada Interna de Programação (OLIP 2012), também participaram.

Na sede Muzambinho, apenas uma equipe se classificou para a etapa final, que ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, em Londrina (PR). Em todo o país, foram 545 times competindo em 37 cidades. As cinco primeiras posições do placar nacional da primeira fase foram ocupadas, nesta ordem, por Unicamp (Os Cartolas), ICMC-USP (Señora Margarida), ITA (jQuery bool, jQuery char!), IME-USP (ASA) e UFPE (Coração das Cartas).

No ranking de 545 posições, as equipes do IFSULDEMINAS ficaram nas seguintes colocações: 197º (Osmose), 239º (Encoders1) e 348º (Encoders2). O primeiro lugar da sede Muzambinho ficou com a equipe “Gama” do Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas). A equipe “Sirigota”, da Unifal, levou a segunda posição, seguida pela equipe “Unis BCC A”, da Unis-Varginha.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Aracele Fassbinder