Etapa brasileira
Ter, 11 de Setembro de 2012 09:40

Campus Muzambinho recebe 1ª fase da Maratona de Programação

No próximo sábado, 15 de setembro, estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc) de seis instituições de ensino estarão reunidos no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho para participarem da 1ª fase da etapa brasileira da Maratona de Programação. A atividade reunirá 36 competidores em um evento da Sociedade Brasileira de Computação, que é realizado desde 1996.

São esperados alunos do Centro Universitário do Sul de Minas (Varginha-MG), do Centro Universitário Hermínio Ometto (Araras-SP), da Fundação de Ensino Superior de Passos (Passos-MG), da Libertas Faculdades Integradas (São Sebastião do Paraiso-MG) e da Universidade Federal de Alfenas (Alfenas-MG). As equipes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, que venceram a Olimpíada Interna de Programação (OLIP 2012), também participam.

De acordo com a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, o evento é o pontapé inicial para o ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC), conhecido mundialmente como “batalha dos cérebros", na qual se classificam as equipes que vencerem as etapas regionais. Em 2012, cerca de 25 mil alunos de 85 países deverão participar. A etapa sediada no Campus Muzambinho faz parte da Maratona de Programação do Brasil, que terá a primeira fase no dia 15, em 37 cidades. Em Minas, além de Muzambinho, também ocorrerão provas nos municípios de Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros e Uberlândia. Os classificados participarão da final brasileira, na Universidade Estadual de Londrina (PR).

A competição promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano, instituições e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da maratona. Os finalistas são disputados por gigantes de TI. A IBM, patrocinadora do evento, oferece estágio ou trabalho para os melhores times da competição mundial.

As equipes são compostas por três alunos, que tentarão resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Esses alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Confira a programação, também disponível no site http://maratona.muz.ifsuldeminas.edu.br/

9h – chegada dos times e entrega do material

10h – sessão de aquecimento

14h – início da competição