Bovinocultura Leiteira
Seg, 03 de Setembro de 2012 09:33

Diversidade de temas e paletras é destaque no 4º Congresso Leite e Queijo Minas

capa congDurante os três dias do 4º Congresso Leite e Queijo Minas, a diversidade de temas abordados na programação foi um dos pontos que chamou a atenção dos participantes. “O evento foi bastante interessante. Deu pra tirar muita coisa das palestras”, declarou a estudante Mayara Fagundes, do curso Técnico em Alimentos do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. “A nossa participação veio em função da programação, bem afim com as atividades que desenvolvemos em nosso grupo de extensão”, afirmou o professor Geraldo Márcio da Costa, que coordena o projeto “UFLA Leite”, que envolve a participação de 20 alunos das faculdades de Medicina Veterinária e Zootecnia, em atividades que auxiliam a gestão de estabelecimentos leiteiros de Lavras e região.

Na programação de sexta-feira, 31 de agosto, um dos temas levados para a discussão foi a “Utilização de Resíduos na Alimentação de Bovinos”. A palestra foi ministrada pelo ex-aluno do Campus Muzambinho, Arlindo Saran Netto, que formou no curso Técnico em Agropecuária em 1994. Natural de Casa Branca (SP), atualmente ele é professor na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP de Pirassununga.

“O enfoque é falar de produtos que substituam alimentos tradicionais como milho e soja, principalmente quando esses produtos têm valor de mercado mais alto. O objetivo é atender as exigências nutricionais das vacas leiteiras com um valor mais baixo, tentando buscar maior rentabilidade para o produtor, visto que o principal custo de produção está relacionado com a alimentação dos animais”, explicou.

Conforme Arlindo Netto, “qualquer produto da indústria que tenha composição nutricional que venha a atender os requerimentos das vacas leiteiras e que não tenha princípios tóxicos pode ser utilizado na alimentação de bovinos”. Como exemplo, ele cita resíduos de cervejaria, poupa cítrica de laranja, farelos de mandioca, casca de soja, caroço de algodão entre outros.

A programação trouxe também para o IFSULDEMINAS pesquisadores de diversas outras instituições como Unesp, UFLA e Emater/MG. As atividades se estenderam até a tarde de sábado, 1º de setembro, quando os anais do congresso foram apresentados. Idealizador do evento, o pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, agradeceu a todos os participantes e à equipe de organização, formada pelos servidores do Campus Muzambinho e pelo pessoal da GSC Eventos Especiais, empresa de Poços de Caldas que realizou o 4º Leite e Queijo Minas, em parceria com o Instituto Federal.

Esta edição do evento, a primeira realizada em Muzambinho, também teve o apoio da Fapemig, da Balkis Comércio de Laticínios Ltda e da Emater/MG.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS