Abertura - Leite e Queijo
Qui, 30 de Agosto de 2012 13:29

4ª edição do evento reúne 300 pessoas no poliesportivo do Campus Muzambinho

LeQ 33Realizada na manhã desta quinta-feira, 30 de agosto, a abertura oficial do 4º Congresso Leite e Queijo Minas, organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho, em parceria com a empresa GSC Eventos Especiais. A solenidade reuniu cerca de 300 pessoas no ginásio poliesportivo do IF, em Muzambinho. “É uma satisfação muito grande trazer para dentro da instituição essa discussão sobre novas tecnologias e programas para o desenvolvimento da bovinocultura leiteira em nossa região”, declarou o diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues, durante o pronunciamento de boas-vindas.

Também foram convidados para compor a mesa de abertura o pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS e idealizador do congresso, Marcelo Simão da Rosa, que representou o reitor Sérgio Pedini; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli; o pró-reitor interino de Extensão, Cléber Ávila Barbosa; e o representante da Emater/MG, João Lúcio.

A solenidade contou também com a participação de produtores rurais, estudantes, pesquisadores, profissionais da área e representantes de escritórios da Emater/MG de vários municípios do Sul de Minas. De acordo com Marcelo Rosa, a presença desse público é fundamental para estabelecer discussões “realmente aplicáveis e rentáveis para quem trabalha com a atividade no campo”. A realização do evento em Muzambinho foi definida pensando em potencializar a participação do produtor rural. Nas três edições anteriores, o Leite e Queijo Minas ocorreu em Poços de Caldas. “O Campus Muzambinho é a nossa casa, realizá-lo aqui nos dá oportunidade de oferecer muito mais aos participantes”, afirmou.

A palestra de abertura foi ministrada na sequência pelo assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária a Abastecimento, Rodrigo Puccini Venturin. Em pauta, o “Minas Leite”, programa de gestão da bovinocultura leiteira em Minas Gerais. “A dificuldade maior dos pequenos produtores é a gestão. Precisamos auxiliar nesse ponto para ampliar a margem de lucro e a produtividade no campo”, disse. Entre os tópicos abordados, o perfil do agronegócio mineiro e a produção de leite no Brasil e no mundo.

As atividades do congresso foram interrompidas para o almoço e reiniciadas às 13h. A programação da tarde foi aberta pela médica veterinária Andréa Rentz Ribeiro, professora da PUC-MG, campus Poços de Caldas. As atividades do 4º Leite e Queijo Minas seguem até sábado, 1º de setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.leiteequeijominas.com.br. O evento conta com o apoio da Fapemig, Balkis Comércio de Laticínios Ltda e Emater/MG.

Texto: Joarle Magalhães

Fotos: Fernando Dias