Jifem - abertura
Qui, 07 de Junho de 2012 10:25

Cerimônia de abertura reúne mais de mil pessoas no poliesportivo de Muzambinho

Jifem_44Uma grandiosa cerimônia de abertura deu início à edição 2012 dos Jogos dos Institutos Federais de Minas Gerais (Jifem), realizados em Muzambinho. A solenidade reuniu mais de mil pessoas no Ginásio Poliesportivo Municipal Milton Neves, na noite de quarta-feira, 6 de junho. As apresentações artísticas de dança e música, preparadas pelos estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, deram brilho ao evento, que ocorre pela primeira vez na cidade.

A cerimônia teve início com a apresentação das autoridades e a chegada das delegações. A pira olímpica foi acesa pelo aluno do curso Técnico em Agropecuária, Heitor Gaspar, destaque do handebol. O coral do Campus Muzambinho, regido por Acácio Donizetti Vieira, fez a interpretação do hino nacional. A abertura do Jifem foi declarada oficialmente pelo diretor geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues. Na sequência, os competidores acompanharam o estudante Washington Pereira, que prestou o juramento do atleta.

Jifem_85Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação do grupo de dança formado especialmente para a ocasião. A estudante de Educação Física, Rafaela Rezende, montou coreografias que foram embaladas pela Fanfarra Musical do Campus Muzambinho, regida por Luiz Fernando Bócoli. A performance agradou ao público presente e foi bastante aplaudida. O número de patinação feito pela estudante do Técnico em Eventos, Hívina Carnevali de Souza, também impressionou pela beleza e ousadia da execução.

A palavra foi concedida ao diretor geral, Luiz Carlos, que deu as boas-vindas às delegações e agradeceu à equipe de organização do Jifem. A realização dos jogos conta com a participação de funcionários, professores e alunos e envolve diversos setores do IF de Muzambinho.

Também estiverem presentes na cerimônia o reitor do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini; o pró-reitor de Ensino, Marcelo Rosa; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli; o prefeito de Muzambinho, Sérgio Paoliello; o vereador Márcio Dias; o secretário de Esportes, Luciano Bernardes; a coordenadora do curso de Educação Física, Elisângela Silva; e o coordenador geral do Jifem, Rômulo Bernardes.

No final da cerimônia, a banda de pop rock "Paralela", dos alunos do Campus Muzambinho, se apresentou, encerrando a solenidade com uma grande festa.

Jifem_112Nesta edição do Jifem, cerca de 800 estudantes estão competindo. Participam alunos do Cefet-MG, dos Institutos Federais de Minas Gerais (IFMG), do Sudeste de Minas (IFSUDESTEMG), do Triângulo Mineiro (IFTM), do Norte de Minas (IFNMG), e do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). As disputas envolvem as modalidades de basquete masculino, futebol de campo masculino, futsal masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, handebol masculino e feminino, atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez e judô.

As partidas e provas são abertas ao público e ocorrem até domingo, 10 de junho, no Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES – Rua Dinah s/nº, bairro Canaã), no ginásio poliesportivo do campus e na Praça de Esportes da cidade. Outras informações no site www.ifsuldeminas.edu.br/jifem.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS

Confira a galeria de fotos: