II Fórum Mundial
Qui, 31 de Maio de 2012 13:42

Comitiva de mais de 100 participantes representa IFSULDEMINAS no Fórum Mundial

00Uma comitiva formada por estudantes, professores e servidores do IFSULDEMINAS está, desde a segunda-feira, 28 de maio, em Florianópolis, participando das atividades do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Neste ano, o evento é organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As atividades acontecem no Centro de Convenções CentroSul, onde cerca de 15 mil pessoas devem circular até o encerramento do congresso, no dia 1º de junho.

O Fórum é uma grande oportunidade para a discussão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para a troca de experiências entre as instituições e para visualizar os rumos que a Rede Federal irá tomar. Temas importantes como democratização, sustentabilidade e emancipação direcionam as conferências, debates e palestras. Uma grande programação cultural, que abre espaços para manifestações de todas as partes do Brasil, também integra as atividades.

“Está sendo interessante conhecer as diferentes culturas e se integrar com outros estudantes. É uma experiência interessante, você percebe a integração entre os institutos. É legal saber como é grande a Rede Federal”, conta o aluno do curso de Gestão Ambiental do Campus Inconfidentes, Joseph Robert Fraga.

Os participantes do Sul de Minas partiram para Santa Catarina no último domingo. Grupos dos seis campi e da Reitoria estão no evento. Alguns deles apresentam pôsteres na mostra de trabalhos científicos. No total, o IF está com 15 painéis expostos no Fórum Mundial. Temos como a educação técnica no nível subsequente, a educação ambiental para crianças, o uso da consciente da água e a compostagem no ensino de ciências agrárias são abordados pela comunidade escolar. “Em minha pesquisa, verifico se o curso subsequente atende as necessidades do aluno, de que forma ele enxerga essa capacitação”, explica a professora do Campus Muzambinho, Naísa Viana, uma das que expõe projeto no Fórum

O Instituto também participa da equipe de redação oficial do evento, responsável pela cobertura jornalística. O servidor Joarle Magalhães, jornalista do Campus Muzambinho, foi enviado a Santa Catarina especialmente para integrar a equipe, que reúne servidores de institutos federais de todo o Brasil, além de funcionários do Ministério da Educação.

No total, mais de cem participantes do IFSULDEMINAS viajaram para Florianópolis. O retorno dos alunos é previsto para sexta-feira e sábado. Já o encerramento do II Fórum Mundial ocorre na tarde do dia 1º de junho.

Texto e fotos: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS

/2012/05/Forum_Mundial{/gallery}