Trabalhos premiados
Qua, 30 de Maio de 2012 07:32

Último dia do IX Congresso de Meio Ambiente

O último dia do IX Congresso de Meio Ambiente, na cidade de Poços de Caldas, contou com apresentações de trabalhos e palestras.

Os trabalhos apresentados oralmente e por painéis envolveram alunos de todo o país. Dados relevantes sobre poluição, avanço de culturas em Apps, áreas recuperadas, uso consciente da água, destines correta de resíduos, dentre tantos outros foram apresentados por alunos e profissionais, de forma acadêmica. Isso demonstrou o alto nível de pesquisa que a área de meio ambiente vem tendo.

Os temas das apresentações foram colocados e explicados pelos alunos inscritos no Congresso. Assim, a disseminação do conhecimento pôde ser garantida durante todo o evento.

As palestras ajudaram a compor o último dia. Temas como gestão e gerenciamento de recursos hídricos, depoimentos de profissionais da área que contaram sobre suas experiências também fizeram parte das comunicações.

Junto a isso, 200 mudas de plantas nativas foram distribuídas pelos alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, aos presentes. Esta iniciativa vem contribuir com o reflorestamento. A decoração do estande do Campus também foi doada, visando, assim, incentivar os presentes a reutilizar garrafas pet, uma vez que todos os objetos que compunham a decoração foram feitos pelos alunos, com garrafas pet.

Classificação dos trabalhos apresentados:

1º lugar: Dreice Montanheiro Costa

2º lugar: Joelma Ap. Rabelo Pádua

3º lugar:Carlos Pedretti Júnior

Temas apresentados:

• DISTRIBUIÇÃO DIAMÉTRICA DE Guarea macrophylla Vahl (MELIACEAE) EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL MONTANA, MG
  • A REUTILIZAÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS PARA PRESERVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DOS AMBIENTES
  • CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A PLANTA DA HABITAFOR E A PROJEÇÃO DE VAN LENGEN
  • DIAGNÓSTICO QUALITATIVO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO IFSULDEMINAS – CAMPUS INCONFIDENTES NA SEDE FAZENDA ESCOLA
  • ESTUDO DA ATENUAÇÃO DE METAIS PESADOS PROVENIENTES DA PERCOLAÇÃO DE LIXIVIADO DE CHORUME EM COLUNAS DE SOLO
  • ESTRUTURA GENÉTICA ESPACIAL EM POPULAÇÕES NATURAIS DE Eremanthus Erythropappus (DC.) MACLEISH NO ESTADO DE MINAS GERAIS
  • ESTUDO COMPARATIVO DA PERMEABILIDADE EM SOLOS COMPACTADOS E SOLOS NATURAIS EM TEODORO SAMPAIO/SP
  • ALTERAÇÕES AMBIENTAIS RESULTANTES DA CONSTRUÇÃO DA PEQUENA CENTRAL HIDRELÉTRICA GOIANDIRA NO SUDESTE DE GOIÁS
  • ESTUDO DE NEUTRALIZAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EMITIDOS DURANTE O IX CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE POÇOS DE CALDAS/MG
  • IMPACTO AMBIENTAL SOBRE AVES E RÉPTEIS ATROPELADOS NA BR 267 ENTRE AS CIDADES DE JUIZ DE FORA E LIMA DUARTE – MG

IX Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas

O IX Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, realizado nos dias 23, 24 e 25 de Maio de 2012, no Espaço Cultural da Urca, na cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais, teve como tema principal “Como a tecnologia pode auxiliar na preservação do Meio Ambiente”. A presente comissão se reúne no intuito de avaliar os pontos positivos e negativos ocorridos durante os dias de acontecimento do evento. Todas as temáticas apresentadas conseguiram alcançar seus objetivos, de formas diferenciadas, em relação à utilização das tecnologias e suas aplicações com vistas à preservação do meio ambiente.

A palestra do Dr. Ladislau Dowbor; "Tecnologia e o meio ambiente" levou as pessoas a refletirem criticamente sobre o impacto das tecnologias diversas em nosso estilo de vida. O palestrante utilizou uma metodologia de alcance geral do público adotando uma linguagem acessível amparada com exemplos do cotidiano que causaram impacto, e, sensibilização que poderiam levar à mudanças efetivas de comportamento. Segundo Dowbor, os hábitos de consumo, muitas vezes, realizados de maneira desnecessária e supérflua estão em desacordo com a necessidade premente de uma economia que priorize a sustentabilidade. Concluiu discorrendo sobre como o equilíbrio, o consumo racional e consciente dos recursos disponíveis privilegia a melhoria da qualidade de vida de todos os indivíduos e a preservação do meio ambiente.
Pôde-se observar que o nível e qualidade dos palestrantes e das instituições, por eles representados, conferiram reconhecimento científico na área dando credibilidade ao evento. O caráter interdisciplinar apareceu de forma marcante quando profissionais e pesquisadores de diversas áreas apresentaram e divulgaram suas pesquisas, reforçando a importância da participação dos diversos segmentos da sociedade na preservação do meio ambiente.
As atividades paralelas contribuíram de forma prática onde o envolvimento dos participantes e da comunidade culminou em propostas para uma sociedade mais sustentável. Vale ressaltar a importância do espaço aberto para a apresentação dos trabalhos, e de como esse, incentiva à pesquisa técnica científica e a divulgação do evento.
Dentro da proposta do congresso, os objetivos foram atingidos, mas, fica como recomendação desta comissão, a formação de comitês avaliativos para dar suporte e feedback nos próximos eventos.

Colaboradores Voluntários:

Adriana Aparecida da Silva - IF Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho