Feira do Meio Ambiente
Sex, 25 de Maio de 2012 10:45

Oficinas, exposições e apresentações de trabalhos integram atividades do 9º Congresso Nacional de Meio Ambiente

000Paralelamente às mesas temáticas que ocorrem no auditório do Espaço Cultural da Urca, uma série de atividades estão sendo realizadas nas áreas adjacentes à do evento principal. Os participantes do 9° Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas estão tendo a oportunidade de conhecer materiais ecologicamente corretos, como alguns usados da confecção de camisetas e na produção de sabão. Uma exposição fotográfica sobre tubarões e a importância da espécie para o meio ambiente é outra atração.

Na Feira do Meio Ambiente, aberta ao público, oficinas ocorrem no período da tarde. Em uma delas, foi ensinado como montar assentos com a utilização de garrafas pet. A iniciativa é das tutoras presenciais, Kátia e Sandra Rotmeister, do polo de Educação a Distância de Juiz de Fora, onde o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho oferece o curso Técnico em Meio Ambiente.

No mesmo local, está o estande do IF, onde foram colocados em exposição os produtos produzidos pela Agroindústria. O lanche servido aos participantes do evento é incrementado com doce de leite e iogurte da Cooperativa Escola. Também no estande, os visitantes podem assistir ao vídeo institucional do campus e conhecer as atividades desenvolvidos. Mudas de árvores frutíferas e plantas ornamentais estão sendo distribuídas gratuitamente.

Em outro espaço do evento, está a exposição de trabalhos científicos. Os projetos são apresentados em formato de banner e avaliados pela comissão científica do Congresso, formada por docentes do Campus Muzambinho. Graduandos e pesquisadores de todo o Brasil tem a oportunidade de mostrar as pesquisas desenvolvidas na área de meio ambiente. Nesta edição, foram mais de 400 trabalhos inscritos, e 300 selecionados. Dez foram escolhidos para serem apresentados oralmente no auditório onde ocorrem as palestras. As melhores apresentações serem premiadas na tarde de sexta-feira, no encerramento do evento.

O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas é uma realização do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em parceria com a GSC Eventos. Fapemig e Petrobras apoiam a iniciativa.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS