Cerimônia de abertura
Qua, 23 de Maio de 2012 15:03

Congresso de Meio Ambiente reúne cerca de 500 pessoas em Poços de Caldas

meio-ambAberto na manhã desta quarta-feira, 23 de maio, o 9° Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Realizada no auditório do Espaço Cultural da Urca, a cerimônia de abertura reuniu cerca de 500 pessoas, entre estudantes, profissionais, pesquisadores e ambientalistas, vindas de diversas partes do país. O evento é uma realização do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em parceria com a empresa GSC Eventos. Neste ano, o tema proposto para o debate é “Como a tecnologia pode auxiliar na preservação do meio ambiente”.

Na abertura, estiveram presentes o diretor geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; o pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, que representou o reitor Sérgio Pedini; o pró-reitor de Pesquisa, Marcelo Bregagnoli; o vereador de Poços de Caldas, Álvaro Canhani; e o presidente da comissão técnica do Congresso, Claudiomir Santos. De acordo com o professor, que deu as boas-vindas aos participantes, o evento promovido pelo IFSULDEMINAS já é o maior do estado em sua área de estudo. Nesta nona edição, mais de 400 trabalhos foram inscritos e 300 foram selecionados para a exposição de painéis e apresentações orais.

O diretor geral, Luiz Carlos, agradeceu à equipe envolvida na organização e à GSC Eventos, que mais uma vez realiza o congresso em parceria com o IF. Ele também destacou o assunto a ser discutido durante os três dias de congresso. “Se queremos qualidade de vida melhor, temos que fazer a nossa parte, descobrir qual é o nosso papel dentro da sociedade”, afirmou. Já o pró-reitor Marcelo Bregagnoli convocou os participantes a elaborar um documento com demandas e propostas ambientais a serem apresentadas para o poder público.

Ainda na abertura, o coral dos alunos do Campus Muzambinho, regido pelo músico Acácio Donizetti Vieira, interpretou o hino nacional e canções ligadas ao meio ambiente, como “Asa Branca” e “Águas de Março”.

Palestras

meio-amb2Na sequência, a primeira mesa temática colocou em foco a questão dos resíduos sólidos. O professor da faculdade de Arquitetura da Unesp, Cesar Fabiano Fioriti, trouxe importantes resultados de uma pesquisa sobre a utilização de pneus inservíveis. Conforme o professor, atualmente, existem mais de 100 milhões de unidades espalhadas em aterros, terrenos baldios, rios e lagos, além dos novos pneus produzidos a cada dia. O material é tóxico e de difícil decomposição. Por isso, existe a necessidade de buscar soluções para reduzir os impactos ambientais provocados pelo descarte de pneus.

Entre as soluções apresentadas, Fioriti propôs usar a borracha do pneu em compósitos de cimento, como argamassas e concretos. O material, em pequenas quantidades, pode ser aplicado em revestimentos de alvenaria, calçadas e pré-moldados de concreto. Além disso, alternativas como a recauchutagem de pneus e a construção de barragens foram mostradas.

O debate teve continuidade com o professor da Unifal, Sandro Barbosa, que falou sobre “A problemática da disposição de resíduos industriais: estratégias e metodologia”. Barbosa mostrou números que indicam o estado de Minas Gerais como o segundo maior produtor de resíduos sólidos perigosos, atrás apenas de Goiás. Falou também sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, lançado em 2011 pelo Governo Federal, e que deverá ser colocado em prática a partir de agosto de 2012. No documento, foram listados o diagnóstico, as diretrizes, as estratégias e as metas para combater o problema.

Também no primeiro dia do Congresso Nacional de Meio Ambiente, outras duas mesas temáticas ocuparam a programação da tarde. Na mesa “Agroecologia”, o palestrante Carlos Armenio Khatounians falou sobre “Agroecologia, hábito alimentar e sustentabilidade”. Em seguida, foi a vez do palestrante Don Duane Williams abordar o tema “Novos rumos na restauração ecológica de áreas degradadas”. A apresentação do case “O equilíbrio das nossas águas. Oceanos e marés sem tubarões”, de Paulo Guilherme Alves e José Truda Palazzo, prevista para o final da tarde, foi transferida para a sexta-feira.

A programação do Congresso de Meio Ambiente segue até 25 de maio. Para conferir outras informações do evento, acesse o site www.meioambientepocos.com.br.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação – IFSULDEMINAS

Começou o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. A imagem é da cerimonia de abertura, realizada na manha de hoje, no Espaço Cultural da Urca. O coral de alunos do Campus Muzambinho se apresentou na ocasião.