'Crescer com saúde'
Qua, 09 de Maio de 2012 07:20

Em sua 10ª edição, Semana da Enfermagem discute a saúde infantil

O IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho deu início, na noite de segunda-feira, 7 de maio, à 10ª edição da Semana da Enfermagem. Completando dez anos, o evento é uma oportunidade de discutir temas de saúde e promover campanhas de conscientização entre os estudantes e a população do município. Na cerimônia de abertura, iniciada por volta de 19h, estiveram presentes o diretor geral Luiz Carlos Machado Rodrigues; a diretora do Departamento Desenvolvimento Educacional, Valéria de Rezende Pereira; a coordenadora geral de Ensino, Sandra Helena Miranda; a secretária de Educação de Muzambinho, Marli Salomão; e a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Larissa Sales Bachião.

Nesta Semana da Enfermagem, os cerca de 200 participantes estarão debatendo tópicos relacionados ao tema “Crescer com saúde é cuidar do futuro”. De acordo com Larissa, os próprios alunos do IF sugeriram os assuntos, ajudando a montar a programação do evento. Ela destaca que colocar em evidência os problemas de saúde infantil é uma maneira de valorizar a prevenção. “Se começarmos a prevenir já na infância, teremos adultos mais saudáveis”, afirma.

Durante a abertura, os trabalhos foram iniciados pelo diretor Luiz Carlos, que destacou a importância do evento para a instituição. Nesses 10 anos, muitos temas e projetos foram desenvolvidos junto à comunidade e à Prefeitura Municipal, que mantém parcerias com o curso Técnico em Enfermagem.

A solenidade teve ainda a participação do coral de alunos do Campus Muzambinho, que interpretou o Hino Nacional e o Hino do Enfermeiro. Já tradicional na Semana, a apresentação do grupo de teatro, coordenado pela professora de Artes, Denise Prado, encerrou os trabalhos do dia. Os estudantes apresentaram a peça “Anjos da Alegria”.

Até a próxima sexta-feira, 11 de maio, várias palestras ocorrerão no auditório do Prédio Pedagógico, a partir de 19h. Também estão programadas atividades na cidade. Os alunos irão à creche Helena Dipe falar sobre a saúde bucal e a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento das crianças. Eles estarão ainda na Escola Municipal Francisca Bianchi discutindo “Bullying”, e na Escola Estadual Cesário Coimbra, onde farão um trabalho para detectar a obesidade e a desnutrição na infância.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS