Educação em debate
Sex, 24 de Fevereiro de 2012 09:27

Congresso de Educação reúne 800 pessoas no Campus Muzambinho

03Em parceria com o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a FHO/Uniararas, a Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (Amog) abriu, na tarde de quinta-feira, 23 de fevereiro, os trabalhos do 3º Congresso de Educação. No primeiro dia do evento, que segue até sábado (25), cerca de 800 pessoas participaram das atividades, realizadas no ginásio poliesportivo do Campus Muzambinho.

Os participantes foram recebidos por uma equipe de professores e alunos liderada pela Coordenadoria de Integração Escola Comunidade (Ciec). Ao chegarem ao campus, os professores da rede municipal de ensino dos 17 municípios que compõem a Amog fizeram uma visita guiada às instalações do Instituto Federal. O almoço preparado pelo Serviço de Alimentação e Nutrição foi servido em seguida.

No início da tarde, a cerimônia de abertura abriu oficialmente o congresso. Autoridades da região estiveram presentes para prestigiar o evento e agradecer a oportunidade da parceria realizada em prol da educação. Prefeitos, secretários da educação e vereadores das cidades de Alterosa, Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, Monte Santo de Minas, Nova Resende e São Pedro da União vieram ao Instituto.

A mesa de abertura foi formada pelo diretor-geral do Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; pelo pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Marcelo Simão da Rosa, que representou o reitor Sérgio Pedini; pelo reitor da FHO/Uniararas, José Antônio Mendes; pelo presidente da Amog e prefeito de Cabo Verde, Cláudio Augusto Siqueira; pelo prefeito de Muzambinho, Sérgio Arlindo Paoliello; pela secretária de Educação da cidade, Marli Aparecida Salomão; e pelos demais prefeitos presentes na cerimônia.

02Ao iniciar os trabalhos, Luiz Carlos destacou a importância da parceria da Amog com o Instituto, que tem dado condições para a instituição cumprir o seu dever de transformar a sociedade. “Ficamos muito honrados com a escolha do Campus Muzambinho para sediar o evento e colocamos todas as nossas instalações à disposição para que este congresso seja um sucesso”, afirmou. O pró-reitor Marcelo Rosa apresentou números que mostram a expansão do IFSULDEMINAS na região. Atualmente, a instituição atua em mais de 40 cidades.

Durante a cerimônia, a Amog entregou placas de agradecimento ao diretor-geral Luiz Carlos e à professora Marilda Rabelo Ribeiro do Vale, de Guaranésia, homenageados pela dedicação em prol da educação da região. Os secretários de educação dos municípios da Amog também receberam homenagens.

O ciclo de palestras foi iniciado pelo professor Luiz Carlos Machado, que abordou o tema "Ensino de Qualidade: Metodologia e Tecnologias". Ainda na tarde de quinta, o reitor da FHO/Uniararas, José Antonio Mendes, ministrou a palestra "Temática Ambiental e a Escola", em parceria com a professora e coordenadora do curso de Pedagogia do Ensino a Distância, Aneridis Monteiro.

Para sediar o 3º Congresso de Educação, o Campus Muzambinho escalou uma equipe de funcionários e alunos, que tornaram possível a realização do evento na cidade. O ginásio poliesportivo recebeu decoração especial, com flores e plantas ornamentais. Peneiras de taquara foram usadas como suporte para livros didáticos e de literatura, distribuídos durante o evento. Além disso, o teto foi rebaixado e o ambiente recebeu climatização. As refeições, como almoço e coffee break, estão sendo preparadas no refeitório. O congresso conta ainda com o apoio da Copasa, que forneceu água para todos os participantes.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS