6ª Semana da Informática
Qui, 17 de Novembro de 2011 23:00

IFSULDEMINAS promove palestras, minicursos e gincana tecnológica

gintecA partir do dia 29 de novembro, começa no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho a VI Semana da Informática e a II Gincana Tecnológica (Gintec). As atividades envolvem os alunos dos cursos técnicos de informática integrados e subsequentes, além dos estudantes da graduação em Ciência da Computação. Para esta edição, uma série de palestras, minicursos e tarefas foram programadas pelos professores da área de Tecnologia da Informação. Dentro da Gintec, os alunos formarão quatro equipes (verde, amarelo, azul e branco) para disputar as competições.

Antes mesmo da abertura oficial, marcada para o dia 29, às 19h, as equipes já começam a enfrentar os desafios. A Gintec mistura tarefas relacionadas às disciplinas dadas em sala de aula, como elaboração de um site, descoberta do enigma na internet e a produção de uma animação gráfica, com atividades esportivas, culturais e filantrópicas. Os participantes terão que mostrar competência nas provas de divulgação da gincana, arrecadação de leite, participação no desfile cívico de Muzambinho e criação de camiseta. Eles competem ainda nos torneios de futebol e cabo de guerra.

Dentro da Semana da Informática, os estudantes poderão se inscrever em um dos sete minicursos oferecidos. São eles: “Construindo sites com Joomla”; “C#”; “Introdução ao Android”; “Sistema Operacional Android: conceitos e implementações”; “Delphi com Banco de Dados”;  “Oficina Robótica com Arduíno”; e "PHP com MySQL". Além disso, cinco palestras serão ministradas ao longo dos dias em que o evento acontece. O encerramento está marcado para o dia 3 de dezembro, sábado, às 16h30.

Confira a programação:

II Gintec – provas*

- Divulgação da Semana da Informática

- Enigma – dicas serão publicadas na internet

- Participação no desfile cívico do aniversário de Muzambinho (dia 30/11). Cada equipe deve escolher cinco componentes.

- Arrecadação de leite (somente o de caixinha)

- Elaboração das camisetas de cada equipe

- Produção de um vídeo usando animação gráfica

- Elaboração de um site

* Detalhes sobre as regras da competição serão esclarecidos pela equipe de organização.

Dia 29/11 (terça-feira)

19h – Abertura e entrega do troféu para a equipe campeã da Gintec 2010

19h30 – Palestra: Mercado de trabalho em TI e a Geração de Certificações da Microsoft. Palestrante: Alexandre Borges Rinolfi – Center Cursos

Dia 30/11 (quarta-feira)

19h – Desfile cívico – aniversário de Muzambinho

19h – Futebol masculino

20h15 – Cabo de guerra

20h30 – Intervalo

21h – Final futebol masculino

22h – Final cabo de guerra

22h15 – Jogo com os professores (equipe vencedora do futebol masculino joga com os professores)

Dia 01/12 (quinta-feira)

19h – Palestra: Mídias Sociais: A nova era da comunicação. Palestrante: José Antônio Ribeiro Neto

20h30 – Intervalo

21h – Prova: Soletrando

21h40 – Provas relâmpago

Dia 02/12 (sexta-feira)

19h – Futsal feminino

20h – Café

20h30 – Prova: Perguntas e Respostas

22h – Final futsal feminino

Dia 03/12 (sábado)

Manhã – apresentação dos trabalhos realizados nas seguintes provas: camiseta; site; animação gráfica; enigma; arrecadação de leite; divulgação.

13h – Palestra: IA em Sistemas de Recomendação na Web. Palestrante: Reginaldo Gotardo.

14h30 – Intervalo

15h – Palestra: Computação Móvel: Tendências e Android. Palestrante: Johnnatan Messias Peixoto Afonso.

16h30 – Resultado final e encerramento.

Relação de minicursos para inscrição:

1 - Construindo sites com Joomla - 4 horas

2 – C# - 4 horas

3 - Introdução ao Android – 8 horas

4 - Sistema Operacional Android: conceitos e implementações – 4 horas

5 - Delphi com Banco de Dados - 8 horas

6 - Oficina Robótica com Arduíno – 8 horas

7-  PHP com MySQL - 4 horas

Orientações para acessar o sistema da GINTEC:

1) Acesse o portal do Campus Muzambinho em: www.muz.ifsuldeminas.edu.br

2) Efetue login no portal com o seu usuário de aluno (no lado esquerdo há um módulo de login)

3) No menu SISTEMAS, aquele de cor azul, clique no item de menu "Gintec"

4) Pronto, agora você possui acesso ao placar geral da Gintec, aos enigmas e, no dia 23/11 a partir das 12h, a inscrição nos minicursos.