Congresso Leite e Queijo
Dom, 25 de Setembro de 2011 13:35

IFSULDEMINAS realiza evento sobre bovinocultura leiteira em Poços de Caldas

leite_queijo2Discutir o desenvolvimento de pesquisas aplicadas a técnicas de agricultura familiar e incentivar o resgate da bacia leiteira do Sul de Minas. Com esse objetivo, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em parceria com a empresa GSC Eventos, realizou em Poços de Caldas, nos dias 22, 23 e 24 de setembro, o 3º Congresso Leite Queijo Minas. O evento reuniu cerca de 250 pessoas, entre estudantes, profissionais da área, produtores rurais e pequenos agricultores, no hotel Nacional Inn, para uma extensa programação, na qual diferentes temas relacionados à pecuária leiteira foram discutidos.

“Os assuntos abordados neste ano envolveram tópicos relacionados à produtividade leiteira, como ambiente, formação de pastagem integrada à lavoura e à floresta, e também trabalhamos a questão do melhoramento genético e o uso de tecnologias para aprimorar o valor microbiológico do leite”, afirmou o pró-reitor de Ensino e professor do Campus Muzambinho, Marcelo Simão da Rosa, que esteve à frente da comissão organizadora.

O congresso foi iniciado na quinta-feira, 22, com a palestra de Rodrigo Puccini Venturin, que falou sobre o “Programa de Gestão da Bovinocultura Leiteira em Minas Gerais”. Ao longo das atividades, pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Emater/MG, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) trouxeram novos conhecimentos e informações relacionados ao tema “A informática aplicada à bovinocultura leiteira”.

Além disso, 25 trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes do Sul de Minas e de São Paulo foram apresentados no 3º Congresso Leite Queijo. Os alunos do IFSULDEMINAS, de cursos técnicos e superiores, tiveram a oportunidade de participar ativamente das atividades.

“O grande objetivo do congresso é trabalhar com os agricultores familiares, discutindo as tecnologias aplicadas na melhoria do trabalho do homem do campo. Fizemos três edições em Poços de Caldas para consolidar o nome do evento e, no ano que vem, a intenção é realizá-lo no campus Muzambinho, também em setembro, entre os dias 20 e 22”, adiantou Marcelo Rosa.