Abelha e mel
Seg, 29 de Agosto de 2011 11:42

Congresso de Apicultura e Meliponicultura reúne pesquisadores de renome nacional e internacional no Campus Muzambinho

33Realizado pela primeira vez em Muzambinho, a edição 2011 do Congresso Mineiro de Apicultura e Meliponicultura reuniu pesquisadores renomados de todo o Brasil e também de outros países. Nas conferências e discussões científicas, os participantes tiveram a oportunidade de estar em contato com nomes de referência da área como os professores Lúcio Campos (UFV), Marilda Laurino (USP-SP) e Fernando Silveira (UFMG). Além disso, dos 15 minicursos oferecidos, dois foram ministrados por pesquisadores da Colômbia e Estados Unidos.

“O congresso foi montado visando à melhoria da qualidade do apicultor, com a oferta de vários cursos de capacitação. A tônica foi voltada para os minicursos, mas tivemos palestras importantíssimas sobre a preservação de abelhas indígenas e melhoramento genético com a parte de própolis, assuntos essenciais para alavancar a apicultura nacional”, destacou o docente da USP – Ribeirão Preto e presidente da comissão científica, Ademilson Espencer.

Os minicursos ocorreram durante a tarde de sábado e a manhã de domingo. Os participantes puderam se envolver com atividades práticas e visitas técnicas, como o grupo que participou do minicurso “Meliponicultura para a terceira idade”. Eles visitaram a propriedade rural do senhor Lázaro Donizetti Pinto, localizada nas redondezas do campus Muzambinho. No local, existem 60 colmeias de abelhas sem ferrão, como a iraí, mandaçaia, jataí e boca-de-sapo, que utilizam pedaços de bambu, troncos de árvores e cabaças como suporte para a produção de mel. Durante a visita, os pesquisadores Fernando Silveira e Weyder Santana (UFV) capturaram exemplares de abelhas para estudo das espécies.

Feira de produtos

64O mercado de mel e as inovações na área de apicultura e meliponicultura também tiveram espaço nas atividades do congresso. Na feira montada ao lado do ginásio poliesportivo, quatro empresas participaram, expondo equipamentos, utensílios e produtos apícolas utilizados na alimentação, em tratamentos estéticos e medicinais. Para o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Gumercindo Cunha, realizar eventos de forma itinerante é importante para que a comunidade tenha acesso ao que está sendo discutido na academia. Ele falou ainda sobre o crescimento do mercado interno de mel, que tem recebido apoio de ações governamentais, como a inserção do produto na merenda escolar.

Essa expansão foi confirmada pelo produtor de abelhas-rainha Robson Sousa Raad, que veio da cidade de Faria Lemos (MG) especialmente para o congresso. Em 2010, ele coordenou, com o apoio do Sebrae, um trabalho em Sinop, no Mato Grosso, com um grupo de produtores, no qual o recorde mundial de produção de mel foi batido. Eles conseguiram produzir uma média de 86 quilos de mel por colmeia/ano, ultrapassando o recorde anterior, de 69 quilos colmeia/ano, que pertencia ao Canadá. Segundo Robson Raad, a média brasileira é bem inferior ao recorde mundial e gira em torno de 15 a 25 quilos de mel por colmeia/ano.

O IV Congresso Mineiro e o I Simpósio de Apicultura e Meliponicultura de Minas Gerais foi realizado entre os dias 26 e 28 de agosto pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em parceria com a Associação dos Apicultores de Muzambinho (Apimuz), a Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto) e o Sebrae-MG. A Federação Mineira de Apicultura (FEMAP), a Fundação de Apoio à Educação Tecnológica (Faet) e a Prefeitura Municipal de Muzambinho participaram como instituições apoiadoras.