Futsal Feminino
Seg, 09 de Março de 2015 09:14

Câmpus Muzambinho sedia o I Torneio INTERMULHER de Futsal Feminino do IFSULDEMINAS.

Aconteceu na última sexta-feira, 06 de março, o I Torneio INTERMULHER de Futsal Feminino do IFSULDEMINAS. O campeonato contou com a participação de quatro equipes: Muzambinho, Alterosa, Botelhos e Areado.

Os jogos ocorreram no Ginásio Poliesportivo do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho e foram declarados abertos pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, e pela Coordenadora do curso de Educação Física, prof.ª Januária Andréa Souza Rezende.

Foram disputados seis confrontos e todos times puderam jogar entre si. Na ocasião, a equipe que se deu melhor foi da cidade de Alterosa, com duas vitórias e um empate. Além do título de campeã, duas de suas jogadoras foram destaque na competição: Daiane Silva, como artilheira, e Lara Beani, como a goleira menos vazada. A vice-campeã foi a equipe de Botelhos, seguida pelos times de Areado e Muzambinho, respectivamente. Confira abaixo como ficaram os placares dos jogos:

Placar
Alterosa 2 0 Muzambinho
Areado 0 2 Botelhos
Areado 2 2 Alterosa
Muzambinho 1 1 Areado
Alterosa 2 0 Botelhos
Muzambinho 0 2 Botelhos

O evento foi realizado próximo ao dia internacional da Mulher, 08 de março, e teve como objetivo principal dar visibilidade às mulheres promovendo a igualdade de gênero no esporte e lazer. A ideia é repetir competições como essa todos os anos.

A realização desse torneio faz parte de um projeto de extensão desenvolvido no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde (CeCAES) que oferece o ensino-aprendizagem do Futsal Feminino às estudantes do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho. "Fomentar a prática e contribuir para que mais e mais mulheres venham praticar essa modalidade", comenta Mariana Zuaneti Martins, uma das professoras que coordenam o projeto.

Essa iniciativa atende cerca de 20 estudantes e os treinos são abertos a quaisquer interessadas. O projeto de extensão acontece desde o meio do ano passado e oferece, além dos treinamentos, um espaço de discussão de possibilidades de ensino e treino do futsal para mulheres. "Sabemos que, por conta da diferente construção cultural, normalmente temos menos oportunidades de aprendizagem e vivência do futebol ao longo da vida. Por isso, ensinar o futebol para mulheres é diferente e exige uma sensibilidade da treinadora para essa realidade", conclui Mariana.

Texto e fotos: Lucas Constantino