Na Austrália
Seg, 04 de Fevereiro de 2013 10:28

Comitiva de Muzambinho participa do 6º Festival Olímpico da Juventude

01Já estão no Brasil os integrantes da equipe nacional que participaram do 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália. De Muzambinho, viajaram o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Thales Teixeira Bianchi, e as atletas Carolina Casagrande (16 anos) e Cíntia Rocha (15 anos), que disputaram a prova K2, na modalidade canoagem. A competição foi encerrada no dia 20 de janeiro, em Sidney. O Brasil conquistou 23 medalhas, sendo oito de ouro, nove de prata e seis de bronze.

“Tivemos uma experiência incrível, vendo como é a organização de um evento de nível internacional e competindo com equipes de alto nível da China, Hungria, Nova Zelândia e Austrália”, contou Thales.

Integrante da equipe técnica, ele participou como técnico na preparação dos atletas que competiram nas provas de canoagem. A viagem foi custeada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A comitiva passou 12 dias na cidade de Penrith, localizada a cerca de uma hora de Sydney, onde existe o Centro Internacional de Regatas das Olimpíadas 2000. As provas foram disputadas em uma raia de 2 mil metros, preparada para competições olímpicas. O atleta baiano saquias Queiroz conquistou duas medalhas de ouro para a modalidade, nas provas C1 200 e C1 1000.

As meninas de Muzambinho tiveram boa participação e disputaram com competidoras de alto nível. Também puderam ter contato com atletas olímpicos, como a canoísta inglesa Jéssica Fox, medalhista de prata na Olimpíada de Londres. A participação da comitiva local integra o programa de desenvolvimento e formação de treinadores e atletas do projeto idealizado pelo professor Heros Ferreira, com o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem e Solidariedade Olímpica.

Essa foi a primeira vez que o Brasil participou da competição, que reuniu cerca de 1700 jovens talentos de 30 países, competindo em 17 modalidades esportivas. As competições ocorreram nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos de Sidney 2000. O COB enviou para a Austrália uma delegação formada por 52 atletas que se destacaram nos Jogos Escolares da Juventude. No caso da canoagem, os jovens que viajaram foram os vencedores do 1º Festival Brasileiro Canoagem-Juventude, realizado em Muzambinho, em novembro de 2012.

Texto: Joarle Magalhães com informações do COB.