Festival Olímpico
Ter, 15 de Janeiro de 2013 10:38

Na Austrália, atletas de Muzambinho participam de competição de canoagem

Já estão em Sidney, na Austrália, as duas atletas de Muzambinho que participam do 6º Festival Olímpico da Juventude. Neste ano, a competição conta com 52 atletas do Brasil. As muzambinhenses Cíntia Grazielli, 14 anos, e Caroline Casagrande, 15, que venceram a prova feminina do 1º Festival Canoagem-Juventude, realizado na cidade em novembro, participam do torneio. Também integra a delegação brasileira o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Câmpus Muzambinho, Thales Teixeira Bianchi, que viajou para o outro lado do mundo como treinador da equipe brasileira de canoagem.

Conforme informações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), essa é a primeira vez que o Brasil participa do festival australiano. O evento reúne cerca de 1700 jovens de 30 países com idade até 18 anos. Equipes de países como Estados Unidos, China, Grã Bretanha e a anfitriã Austrália disputam medalhas em 17 modalidades esportivas. A delegação brasileira disputa cinco esportes (atletismo, canoagem, judô, lutas associadas e natação). A competição acontece de 16 a 20 de janeiro, nas mesmas instalações esportivas onde ocorreram os Jogos Olímpicos Sidney 2000.

Antes de embarcarem, as meninas de Muzambinho fizeram uma preparação no Rio de Janeiro, no Centro de Treinamento Time Brasil. A comitiva de 67 integrantes viajou no último dia 11. De acordo com Thales, foram 16 horas de voo até Dubai, nos Emirados Árabes, e outras 14 horas para Sidney. “Com muita felicidade, estamos realizando, de maneira estruturada, todas as fases do projeto iniciado em agosto de 2012. Agradeço o apoio da direção para realizar o sonho de colocar e alçar, cada vez mais, o nome do Instituto Federal e da cidade de Muzambinho”, declarou o professor.

Texto: Joarle Magalhães com informações do Comitê Olímpico Brasileiro