Jifem - sorteio das chaves
Seg, 07 de Maio de 2012 12:28

Sorteio para definição das chaves é realizado no Campus Muzambinho

sorteio_chaves_jifemRealizado nesta segunda-feira, 7 de maio, o sorteio das chaves e definição do balizamento das competições esportivas que integram os Jogos dos Institutos Federais de Minas Gerais (Jifem). Em 2012, o torneio ocorre em Muzambinho (MG), entre os dias 6 e 10 de junho. O sorteio aconteceu a partir de 9h30, na sala da Sessão de Esportes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, localizada no Prédio Pedagógico. Foram definidos os grupos que irão disputar as competições de basquete (masculino), futebol de campo (masculino), futsal (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino) e handebol (masculino e feminino), além do balizamento das provas de atletismo e natação.

Os professores de Educação Física do Campus Muzambinho, Rômulo da Silva Bernardes (presidente da Comissão Organizadora do Jifem) e Fabiano Fernandes da Silva (Comissão Técnica), foram os responsáveis pela realização do sorteio. Para dar lisura ao processo, cinco funcionários do IFSULDEMINAS e um aluno do curso de Educação Física acompanharam as atividades, que também foram gravadas em vídeo, a ser disponibilizado em breve para os representantes das instituições participantes.

No Jifem, estudantes de sete equipes irão competir. Participarão as delegações do Campus Muzambinho, IFSULDEMINAS, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSUDESTEMG), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Cefet-MG e Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).

sorteio_chaves_jifem2A metodologia do sorteio foi definida pela Comissão Técnica. Nas modalidades de esporte coletivo, as equipes foram divididas em duas, formando os grupos A e B. As partidas classificatórias serão distribuídas ao longo dos dois primeiros dias da competição. Algumas equipes terão que competir duas vezes no mesmo dia, conforme critério estabelecido antes do sorteio. Nos esportes individuais (atletismo e natação), o que ficou acertado foi a raia em que cada competidor ficará no momento das provas. A tabela com horário, local e definição das partidas será enviada em breve aos responsáveis pelas delegações e publicada na internet.

Também haverá torneios de tênis de mesa, xadrez e judô. Para essas três modalidades, a Comissão Técnica optou por definir a ordem das partidas no dia em que elas ocorrerão. No caso do tênis de mesa, será feito um rodízio simples entre as equipes, uma vez que apenas quatro estarão na disputa.

A abertura do Jifem 2012 está marcada para a noite do dia 6 de junho, no Ginásio Poliesportivo Municipal Milton Neves. Já as partidas de cada modalidade ocorrerão no Campus Muzambinho (quadra poliesportiva e Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde – CeCAES) e na Praça de Esportes da cidade. A expectativa é reunir cerca de 800 competidores. Os vencedores do Jifem estarão automaticamente classificados para a fase nacional dos jogos.

Texto e fotos: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS