Rapel na cachoeira
Seg, 02 de Abril de 2012 10:09

Estudantes tem aula prática de rapel em cachoeira de Juruaia

DSC04792Mais uma atividade do projeto de extensão “Atividade Física de Aventura na Natureza” foi promovida, no dia 25 de março, com os alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Dessa vez, os técnicos em desporto Thales Bianchi, Márcio Bueno e Antônio Sérgio levaram 23 estudantes internos do 1º ano dos cursos técnicos para a Cachoeira da Eufrásia, na zona rural de Juruaia, que fica próxima à estrada de Muzambinho para Nova Resende. Lá, o grupo participou de uma aula prática de rapel, sob a orientação dos técnicos e dos monitores do curso de Educação Física.

O rapel é uma técnica de descida utilizada em resgastes, descidas de pontes e cachoeiras. Para participar da atividade, feita dentro de padrões de segurança, os alunos tiveram aula teórica e prática. Na descida da cachoeira, materiais específicos, como cordas, mosquetões, cadeirinhas e fitas de segurança, foram utilizados. A queda d’água tem cerca de 140 metros de altura. Os estudantes desceram por volta de 60 metros. Além do rapel, o grupo praticou trekking em um percurso de quase três quilômetros, na mata que dá acesso ao local. A cachoeira fica no pé da serra da Eufrásia, a 22 quilômetros do campus Muzambinho.

De acordo com Thales, o objetivo da atividade foi promover a integração dos alunos dos cursos técnicos com os alunos do curso de Educação Física e também inserir uma nova prática, divulgando os esportes de aventura.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS