Canoagem
Qua, 21 de Março de 2012 09:10

Projeto pode fazer do Campus Muzambinho um polo de ensino da modalidade

canoagemMuzambinho poderá ganhar, nos próximos meses, um polo de ensino da canoagem. A implantação do projeto ainda está em estudo e poderá ganhar força assim que a proposta for analisada pela Confederação Brasileira de Canoagem.

Os primeiros passos para trazer a modalidade esportiva para o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho foram dados pelo professor do curso de Educação Física, Thales Teixeira Bianchi, e o estudante do 8º período, Pedro de Sousa Carvalho. Eles estiveram em São Paulo, entre 26 de fevereiro e 4 de março, para participar do 2º Curso de Formação de Treinadores de Canoagem Velocidade Nível I – Canoas e Caiaques.

A capacitação foi ofertada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do incentivo e apoio da Solidariedade Olímpica Internacional. O curso é homologado pela Federação Internacional de Canoagem. Durante as aulas, os participantes do Campus Muzambinho assistiram a palestras de esportistas renomados, como o húngaro Bakó Zoltán (cinco medalhas olímpicas e técnico da Seleção Brasileira); o coordenador técnico e fisiologista da Seleção Brasileira, Heros Ferreira; o supervisor da Seleção Brasileira, participante de cinco Olimpíadas e medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2007, Sebastian Cuatrin; e o técnico da Seleção Brasileira de Canoa classificada para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, Pedro Sena.

O curso foi realizado na Escola de Educação Física e Esportes da USP e integrou as atividades do projeto de extensão “Atividade Física de Aventura na Natureza”. Foram discutidas novas metodologias de ensino para iniciação na canoagem e formas de fazer com que os treinadores adotem os mesmos métodos de ensino da modalidade, com o objetivo de criar um método único em todo o Brasil.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação - IFSULDEMINAS com informações do professor Thales Bianchi