Qualidade reconhecida
Qui, 09 de Fevereiro de 2012 09:36

Guia do Estudante confere três estrelas ao curso de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

CeCAESO curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho conquistou três estrelas na avaliação feita pelo Guia do Estudante 2011, publicado pela Editora Abril. O resultado saiu na edição GE Profissões Vestibular 2012, em outubro passado, mas o certificado da avaliação foi enviado ao Instituto no último dia 31 de janeiro.

Anualmente, o Guia do Estudante avalia os cursos brasileiros tomando por base a infraestrutura das faculdades, a formação e produção dos professores e os projetos realizados pelos alunos. Os conceitos são dados por estrelas, indo de um a cinco. As Instituições de ensino que obtém nota a partir de três estrelas, tem as informações dos seus cursos publicadas no Guia do Estudante. A publicação é referência em indicadores de qualidade dos cursos superiores do país, sendo utilizado como referência pelos futuros universitários.

A coordenadora do curso de Educação Física, Elisângela Silva, explica que durante a avaliação são fornecidas diversas informações sobre questões pedagógicas e de estrutura por meio de um questionário enviado pelo Guia do Estudante. Esses dados são comparados aos registros do Ministério da Educação e repassados para um grupo de professores que fica responsável pela avaliação final do curso. Além disso, pesquisas aleatórias sobre a empregabilidade dos formados é realizada.

piscinaEm 2011, o Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES), onde funciona o curso de Educação Física, no bairro Canaã, recebeu investimentos que melhoraram consideravelmente a infraestrutura. Foi finalizada a reforma da piscina de 25 metros, que ganhou cobertura de 612 metros quadrados. A obra incluiu a troca de filtros e a instalação do sistema de aquecimento da água. Além disso, materiais para a prática esportiva e equipamentos de pesquisa, como o aparelho chamado DBM Sonic BP (Densitity Mineral Bone), usado no diagnóstico e combate à osteoporose , foram adquiridos.

O resultado da avaliação do Guia do Estudante valoriza o trabalho e dedicação do corpo docente, a qualidade dos alunos do curso e a gestão que o Campus Muzambinho vem realizando desde a federalização da faculdade de Educação Física. Em todo o Brasil, cerca de 800 cursos foram avaliados, mas apenas 150 receberam o selo de qualidade do Guia do Estudante.