Ciência do Esporte
Seg, 19 de Dezembro de 2011 09:14

Educação Física apresenta trabalhos no Simpósio de Ciência do Esporte

28Os alunos do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho apresentaram dez trabalhos científicos no 34º Simpósio Internacional de Ciência do Esporte, realizado entre 6 e 8 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Os projetos apresentados foram publicados na Revista Brasileira de Ciência e Movimento (B2-Educação Física). Os professores Wagner Zeferino de Freitas, Elisângela Silva e Thales Teixeira Bianchi foram os orientadores.

O Simpósio Internacional de Ciência do Esporte é uma oportunidade para os pesquisadores, professores e alunos de Educação Física se encontrarem e interagirem academicamente. Em 2011, o tema central foi “Especulações e Evidências em Atividade Física e no Esporte”.

O trabalho intitulado “Efeitos da recuperação passiva e ativa específica para o judô sobre a lactacidemia”, de autoria do aluno Henrique Menezes Touguinha e professores Wagner Zeferino de Freitas e Elisângela Silva, foi escolhido pela comissão científica para apresentação oral. Os demais trabalhos foram expostos e apresentados no formato de pôster. Confira a relação:

1. A influência da ginástica de pausa no desempenho mental de estudantes do ensino médio do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

Amanda Galo Tocchio, Alex Ricardo de Souza, Elisângela Silva

2. Alterações agudas da força de preensão manual após uma subida de escalada indoor estilo Top Rope.

Natália Maciel Silva, Pedro de Sousa Carvalho, Thales Teixeira Bianchi, Elisângela Silva

3. Aplicabilidade da ginástica de pausa com música no ensino médio do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

Alex Ricardo de Souza, Amanda Galo Tocchio, Elisângela Silva

4. Comparação entre a composição corporal, o nível de atividade física e a satisfação com as aulas de educação física de crianças de 7 e 10 anos do sexo masculino.

Pedro de Sousa Carvalho, Janaina Bueno, Luis Fernando Patrezi Modesto, Elisângela Silva

5. Comportamento do equilíbrio e da força abdominal após 12 semanas de treinamento funcional em indivíduos de 20 a 40 anos.

Wander Luís Silva, Wagner Zeferino de Freitas

6. Correlação entre o IAC, IMC e estimativa de adiposidade corporal por meio de dobras cutâneas em diferentes faixas etárias.

Rafael Macedo Sulino, Henrique Menezes Touguinha, Elisângela Silva, Wagner Zeferino de Freitas

7. Fatores motivacionais que levam crianças e adolescentes a prática do futebol.

Karla Cristina Ramos, Ralf F. Paula Siqueira, Elisângela Silva

8.Ginástica de pausa no desempenho mental de estudantes do ensino médio do sexo masculino e feminino.

Aliny A. Silva, Thais R. Lima, Renata A. Maia, Ana Kelly S., Fabriele, A., Elisângela Silva

9. Nível de atividade física e de flexibilidade em crianças de 7 e 10 anos de idade matriculadas em rede pública e privada em Muzambinho-MG.

Luis Fernando Patrezi Modesto, Elisângela Silva