Enduro do Café
Ter, 29 de Novembro de 2011 08:34

Campus Muzambinho sedia final do Enduro Café Trekking 2011

80Em parceria com a agência Trilha Radical Turismo e Aventura, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realizou, no domingo, 27 de novembro, a etapa final do Enduro do Café Trekking 2011. A competição reuniu 90 participantes em 17 equipes, que disputaram o título da etapa e do campeonato nas categorias “graduados” e trekkers”. Foi a primeira vez que o Instituto recebeu esse tipo de evento. Os competidores enfrentaram um percurso de aproximadamente 7,5 quilômetros, cujo trajeto foi todo feito dentro da área do campus.

A etapa de Muzambinho começou às 10h, quando a primeira equipe partiu do ginásio poliesportivo, onde a caminhada foi iniciada. No enduro a pé, a largada dos competidores não acontece simultaneamente. Cada grupo inicia o percurso com uma diferença de dois minutos entre eles. A ordem de partida é definida conforme a classificação nas etapas anteriores e a data em que a inscrição no torneio foi feita. Os primeiros a sair são os participantes da categoria “graduados”, que se orientam por bússola. Em seguida, saem os “trekkers”, competidores ainda iniciantes.

No Enduro Trekking, todas as equipes começam o percurso com o mesmo números de pontos. O que vale na classificação não é quem chega primeiro ao destino final, mas quem tem menos penalidade no cumprimento da caminhada. Esse tipo de competição possibilita o envolvimento de pessoas de diferentes faixa etárias.

“Eles recebem a planilha de navegação com a velocidade média que devem caminhar, a distância a ser percorrida em cada trecho e as observações de referências do caminho. O objetivo é que sigam o que foi determinado na planilha. A equipe vencedora é aquela que tiver a maior regularidade dentro do percurso, passando pelos postos de controle no horário ideal. Quem perder menos pontos vence”, explica o professor do curso de Educação Física, Thales Teixeira Bianchi, um dos organizadores.

86A etapa sediada pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho foi a terceira da competição em 2011. As anteriores aconteceram nos meses de março e setembro, em Poços de Caldas. Sagraram-se campeãs a equipe de alunos da Educação Física (IFSULDEMINAS – campus II), na categoria trekkers, e a “Equipeleja”, de Poços, na categoria graduados (clique aqui e veja a classificação completa).

Para a coordenadora da Educação Física, Elisângela Silva, a realização do Enduro do Café no Instituto abre novas possibilidades aos alunos. “Fazer uma competição como essa é muito importante porque o esporte de aventura está em alta, é um dos grandes filões para o profissional de educação física. É uma área que, até então, vinha sendo ocupada pelo turismólogo, mas, enquanto prática esportiva, integra as atribuições do educador físico. Possibilitar essa vivência é essencial para que os alunos saiam da instituição com conhecimento diferenciado”, afirma.

A realização do Enduro do Café em Muzambinho foi possível graças à parceria firmada com a agência Trilha Radical, de Poços de Caldas. “A participação do Instituto Federal foi fundamental para que o campeonato fosse fechado com chave de ouro. Tivemos muitas equipes, o tempo colaborou, e o espaço do campus Muzambinho é muito legal. Superou as expectativas!”, declarou o organizador do Enduro, Ricardo Fonseca Oliveira.

Após a competição, que durou cerca de três horas, os participantes foram recebidos no refeitório, onde o almoço foi servido. O anúncio dos vencedores e a entrega dos troféus ocorreu logo em seguida. Todas as equipes doaram alimentos não perecíveis, que foram doados para o Asilo São Vicente de Paulo de Muzambinho.

A organização do Enduro Café Trekking 2011 também contou com a participação da Fundação de Apoio à Educação Tecnológica (Faet), da Prefeitura de Muzambinho, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, da Central do Café, da Adecoagro, e da Cooperativa Escola (Coopam). Confira as fotos: