Jogos Internos de Verão
Ter, 01 de Novembro de 2011 11:48

Campus Muzambinho realiza 1ª edição dos Jogos Internos de Verão

10Em uma ação conjunta com a Cooperativa Escola, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realizou, nesta segunda-feira, 31 de outubro, a cerimônia de abertura da 1ª edição dos Jogos Internos de Verão. Durante os próximos dias, os alunos de diversas turmas disputarão um torneio de bete. A ideia partiu dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio e foi acolhida pela direção do Instituto. O objetivo é incentivar a prática esportiva e a confraternização entre os participantes.

Na cerimônia de abertura, foram apresentados os troféus e medalhas que serão conferidos aos vencedores. Estiveram presentes o diretor-geral Luiz Carlos Machado Rodrigues, o coordenador de Atendimento ao Educando, Osvaldo Cândido Martins, o coordenador da Cooperativa Escola, Dorival Alves Neto, o presidente da Cooperativa, Washington Bruno Silva Pereira, e o representante dos alunos do período diurno, Diego Reinaldo da Silva Gomes.

Durante a solenidade, o regente do coral de alunos do Campus Muzambinho, Acácio Donizete, interpretou o Hino Nacional. A bandeira oficial dos Jogos Internos de Verão foi conduzida pela aluno Diego Tales de Oliveira. Em seguida, o estudante João Paulo Teodoro Maia proferiu o juramento do atleta.

18Para marcar a abertura da competição, Luiz Carlos enfatizou a importância da participação dos alunos no desenvolvimento do Campus Muzambinho e a necessidade de que eles participem, propondo ideias, como no caso do torneio de bete. “Tenho que parabenizar a cooperativa nessa iniciativa de fazer com que a escola se una em objetivos comuns”, afirmou. O diretor-geral falou ainda sobre a área do campo de futebol, que será aproveitada de diversas formas, a serem definidas pelos alunos, juntamente com os professores de educação física. Além disso, ele anunciou o início da construção de dois alojamentos (um feminino e outro masculino). As obras começam nas próximas semanas.

A cerimônia foi encerrada com a Fanfarra Musical dos alunos, que se apresentou no pátio do Prédio Pedagógico (H), e com o lanche servido para todos os convidados no auditório.

Sobre o bete:

O bete ou taco é um jogo de rua que mistura fundamentos do críquete e do beisebol. Seu nome varia de acordo com a região do país. O objetivo básico é rebater a bola – geralmente se usa uma de tênis ou borracha – arremessada pela equipe adversária para o mais longe possível, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os betes, no centro do campo, para marcar pontos. É jogado com dois integrantes em cada time, que se revezam entre o arremesso e a rebatida.