Capoeira escolar
Sex, 02 de Setembro de 2011 11:57

Aluno do CeCAES apresenta pesquisa no Congresso Brasileiro de Capoeira Escolar

O trabalho do aluno Cleber Antônio Guimarães Alcisio, do 7º período do Bacharelado em Educação Física, foi destaque no 1º Congresso Brasileiro de Capoeira Escolar, realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto, no Centro de Práticas Esportivas, da Universidade de São Paulo (CEPEUSP). O estudante do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho apresentou o trabalho intitulado “A capoeira na perspectiva da cultura corporal no último ano da educação infantil”, retratando o trabalho realizado com crianças de 5 e 6 anos, da Escola Municipal Dona Francisca Bianchi Alegretti, localizada em Muzambinho, no bairro Brejo Alegre.

A pesquisa foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2011, sob orientação do professor Mateus Camargo Pereira. Para participar do congresso, Cleber contou com ajuda de custo da Cooperativa Escola para a inscrição do trabalho e a alimentação. A segunda etapa do projeto terá continuidade a partir deste mês de setembro.

O Congresso Brasileiro de Capoeira Escolar teve a participação de mestres de capoeira e professores de educação física de todas as partes do Brasil e também do exterior. No evento, foram debatidos temas relacionados à educação, cultura e cidadania na escola. Foram promovidas várias palestras, debates, vivências de capoeira na escola em todos os níveis (infantil, fundamental e médio), além de cursos práticos e teóricos.

capoeira_escolar

capoeira_escolar2